Avaí e Chapecoense precisam de superação para brigar contra o rebaixamento no Brasileirão 2019. Os dois representantes catarinenses estão no Z4 da Série A. Mais que deixá-la, a permanência na elite exige aproveitamento maior do que tiveram até agora nas competições. Superior ao que o Grêmio fez até agora neste Campeonato Brasileiro, com mais de 50% dos pontos em disputa somados deste instante até a primeira semana de dezembro.
Continua depois da publicidade
A pontuação pequena dos times da parte de baixo da classificação da Série A vai demandar menor pontuação total dos clubes que em outros anos. Em vez dos 45 pontos, os 43 devem bastar pela permanência. Alcançar a marca, neste momento, representa chance de 13,7% de probabilidade de rebaixamento, conforme o departamento de matemática da UFMG, que calcula probabilidades nas séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Ainda assim, Avaí e Chapecoense precisarão produzir bem mais no segundo turno que no primeiro. Ambos precisam de mais que o dobro do que atingiram até agora.
Com 22,8% de aproveitamento no primeiro turno, o Avaí precisa ter 52,6% somente no returno. Trocando por pontos, são 30 para juntar aos 13 que tem. Ou seja, o Leão precisa vencer 10 dos 19 jogos que vai disputar. A equipe vai enfrentar o Atlético-MG na próxima segunda-feira embalada pela segunda vitória – novamente fora de casa.
A conta da Chapecoense não é muito diferente. Necessita aproveitamento de 50,8% dos pontos nos próximos 19 jogos – fez 22,8% na primeira metade. São nove vitórias e dois empates em 19 partidas. Anunciado nesta segunda-feira, Marquinhos Santos tem a missão de acabar com a série de três derrotas em sequência e iniciar a guinada pela permanência.
Continua depois da publicidade
Avaí
Colocação: 20º – 13 pontos (22,8% de aproveitamento)
80,9% chance de rebaixamento
Para escapar com 43 pontos*:
Falta 30 pontos – 10 vitórias – aproveitamento de 52,6% em 19 jogos
Próximos jogos:
Segunda – Atlético-MG – casa
Dia 26 – Grêmio – fora
Dia 30 – Bahia – casa
Chapecoense
Colocação: 19º – 14 pontos (24,6% de aproveitamento)
78,5% chance de rebaixamento
Para escapar com 43 pontos*:
Falta 29 pontos – 9 vitórias e 2 empates – aproveitamento de 50,8% em 19 jogos
Próximo jogos
Domingo – Inter – fora
Dia 29 – Athletico – fora
Dia 3 – Corinthians – casa
*Segundo UFMG para escapar 43 pontos – 13,7% de chance