Risco eliminado com a classificação à decisão. Avaí e Chapecoense são os finalistas o Campeonato Catarinense 2019 por merecimento. Foram os dois melhores times da competição, comprovado pelas campanhas. A partida na Ressacada também é justa. Afinal, o Leão teve os melhores números nos 19 jogos realizados por cada equipe.
Continua depois da publicidade
Depois das duas derrotas seguidas, ainda no turno, para Figueirense e Marcílio Dias, o Avaí começou a arrancada. Desde então até o final da primeira fase só não deixou o gramado vitorioso em três partidas, no total de 13 jogos — empatou com Brusque e Figueirense e perdeu para o Hercílio Luz. Consistência que fez o Leão concluir a etapa na liderança e com sete pontos em relação ao segundo colocado, a própria Chapecoense. Mesmo com o empate no tempo normal na semifinal, em que não permitiu o avanço nos pênaltis pelo Criciúma, time que avançou à semifinal nos últimos instantes. Os azurras vão para a final com o melhor ataque (35 gols marcados) e a melhor defesa (8 tentos sofridos).
Já a Chapecoense conseguiu a classificação com o primeiro turno consistente – e quase invicto. Foram cinco vitórias e quatro empates até a sequência de duas derrotas, para o próprio Avaí e o Marcílio Dias. De lá para cá, ainda perderia outros dois jogos em casa (Avaí e Joinville), e empataria outros dois (com Tubarão e Figueirense). No entanto, o bom desempenho no arranque bastou para o avanço para a semifinal e ter a segunda melhor campanha. A vitória sobre o Figueira no jogo passado, a primeira do técnico Ney Franco neste Catarinense, reafirmou o Verdão como segunda melhor campanha.
No palco da partida, o time da casa foi soberano. Não perdeu nenhuma das 10 partidas, com sete vitórias e três empates. O Avaí sofreu apenas dois gols na Ressacada, do Marcílio Dias e do Criciúma. Nos dois confrontos que as duas equipes tiveram na primeira fase, ainda, o Leão ganhou as duas: 1 a 0 em Florianópolis e 2 a 1 em Chapecó.
Confira a seguir números e destaques das campanhas
Continua depois da publicidade
Avaí
Campanha: 19 jogos (12 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, com 35 gols marcados e 8 gols sofridos)
Como mandante: 10 jogos (7 vitórias, 3 empates)
Jogador destaque: Betão (zagueiro, 35 anos)
1440 minutos em campo (16 jogos completos)
6 cartões amarelos
Chapecoense
Campanha: 19 jogos (10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, com 26 gols marcados e 20 gols sofridos)
Como visitante: 9 jogos (4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas)
Jogador destaque: Eduardo (lateral-direito, 32 anos)
998 minutos (11 jogos como titular e 1 saindo do banco)
1 gol marcado