A final do Campeonato Catarinense 2021 coloca, mais uma vez, Avaí e Chapecoense frente à frente na disputa do título estadual. Os clubes fazem a quinta decisão entre si na história, um tira-teima, já que cada lado ficou com dois troféus. É a terceira ocasião em apenas cinco anos que o Leão da Ilha e o Verdão do Oeste rivalizam pela conquista da principal competição esportiva de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
> Ouça o Debate Diário: a final entre Chapecoense x Avaí
A Chapecoense passou pelo Marcílio Dias e se garantiu em sua sexta final consecutiva com um placar agregado de 5 a 2, goleada em Itajaí e empate no Oeste. A outra semifinal reuniu os representantes catarinenses na Série B 2021. O Brusque tinha a vantagem de poder empatar duas vezes, mas não conseguiu se segurar e viu o Avaí sair classificado do Estádio Augusto Bauer com gol de Edilson.
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
A última final entre Chapecoense e Avaí aconteceu em 2019, recheada de polêmica, com decisão em jogo único na Ressacada. Após empate em 1 a 1, o Leão da Ilha faturou o título nas penalidades por 4 a 2. A Chape reclamou que a bola teria entrado na última cobrança, de Bruno Pacheco, depois de explodir no travessão. Em 2020 os times se encontraram precocemente e a Chape despachou o Leão nas quartas de final.
Continua depois da publicidade

A final anterior entre os clubes não ficou para trás em polêmica. A Chapecoense foi campeã em 2017 vencendo o jogo de ida, por 1 a 0, na Ressacada, e perdendo a partida de volta, pelo mesmo placar, na Arena Condá. O Avaí reclamou da expulsão do lateral-esquerdo Capa, aos 19 minutos do primeiro tempo, no encontro na Capital. Com melhor campanha nos dois turnos, o Verdão do Oeste celebrou seu sexto título na ocasião.
> Douglas, ex-Avaí, ironiza goleada sofrida diante do Grêmio em 2019
Voltando na linha do tempo do Catarinense, as equipes se encontraram em outras duas finais. A Chapecoense foi campeã do Estado pela primeira vez sobre o Avaí com o título da polêmica edição de 1977, com direito a garrafada em jogador azurra e árbitro carregado no colo pela torcida verde. O Leão da Ilha passeou contra o Verdão na decisão de 2009, levantando o título com uma goleada de 6 a 1 na Ressacada.

O Avaí recebe a Chapecoense pelo jogo de ida da final do Campeonato Catarinense 2021 neste domingo (23), às 16h, na Ressacada. A partida de volta está programada para a próxima quarta-feira (26), em horário a ser definido, na Arena Condá. Com melhor campanha, a Chape levanta o título em caso de igualdade de pontos e saldo ao final dos dois confrontos.
Leia mais
> Avaí vence Brusque por 1×0 e garante vaga na decisão do Catarinense; ouça o gol
Continua depois da publicidade
> Chapecoense elimina o Marcílio Dias e chega à sexta final consecutiva no Catarinense