O Avaí volta à Ressacada pela primeira vez desde o título do Campeonato Catarinense. Nesta quarta-feira, às 19h15min, o Leão pega o Grêmio, em jogo que marca a estreia do time como mandante na Série A do Brasileiro. Atuar diante da torcida tem sido um dos trunfos azurras em 2019. Na atual temporada, a equipe de Geninho tem 71% de aproveitamento no estádio. Os números estarão à prova frente a um adversário que também busca a primeira vitória.
Continua depois da publicidade
Acompanhe o jogo Avaí x Grêmio em tempo real
A estreia do Leão foi com derrota, por 2 a 1, para o Atlético-MG, em Belo Horizonte. A reação imediata passa pelo bom rendimento em casa: foram oito vitórias, quatro empates e perdeu apenas uma vez. O time anotou 23 gols e sofreu quatro. Apesar de conquistar o Estadual há 10 dias, o Avaí não vence na Ressacada desde 30 de março. No período, teve o único revés – 1 a 0 para o Vasco pela Copa do Brasil – e os empates com Criciúma e Chapecoense, pela semifinal e final do Catarinense – ambos com triunfos nos pênaltis.
– O Avaí tem feito bons jogos na Ressacada e tido uma performance elogiável. O Grêmio fez muitos gols? Nós também fizemos. O Grêmio tomou poucos gols? Nós também sofremos poucos gols. Mas a mídia vai puxar para o time que dará uma repercussão maior. O Avaí também joga para a reabilitação. Às vezes quando o favoritismo vai para um lado é bom. Eu gostaria que o Grêmio viesse aqui depois de uma vitória, viria com o sangue doce. O time do porte do Grêmio é cobrado para não perder duas seguidas e estamos preparados para isso. Vamos pensar em fazer a nossa recuperação – disse o técnico Geninho.
No primeiro jogo pela Série A na Ressacada, o treinador azurra tem dúvidas. O atacante Getúlio deixou a a partida contra o Atlético-MG no intervalo por causa de amigdalite e não deve atuar. Ele deu espaço para Brizuela, autor do gol. Alex Silva, Gegê, João Paulo e Matheus Barbosa não estão confirmados. Ausências conhecidas são o atacante Daniel Amorim, artilheiro do time em 2019 com 13 gols, e o lateral Igor Fernandes.
Do lado gremista, o técnico Renato Gaúcho tem três baixas. O zagueiro Kannemann, o volante e capitão Maicon e o atacante Alisson não viajaram para Florianópolis. Na zaga, Michel deve atuar improvisado ao lado de Geromel, enquanto Thaciano e Rômulo disputam um lugar no meio de campo. No ataque, a dúvida é entre Jean Pyerre, que sente dores no ombro direito, e Luan, que busca retomar a titularidade no Tricolor após oscilar em campo e não ter um bom rendimento nos primeiros meses da temporada.
Continua depois da publicidade
Diante de um dos grandes do futebol brasileiro, o Leão se apega aos resultados de 2017, quando esteve pela última vez na Série A e os times jogaram duas vezes. Na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, os azurras venceram por 2 a 0 com gols de Simião e Júnior Dutra. Naquele duelo, o goleiro Douglas, atualmente no Bahia, foi um paredão e pegou o pênalti cobrado pelo lateral Edilson, hoje no Cruzeiro, quando o confronto estava 0 a 0. Na Ressacada, as equipes empataram por 2 a 2 pelo returno.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ X GRÊMIO
AVAÍ
Vladimir; Alex Silva, Betão, Marquinhos Silva e Paulinho; Mosquera, Pedro Castro e Matheus Barbosa; Gegê João Paulo e Getúlio (Brizuela). Técnico: Geninho.
GRÊMIO
Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Michel e Juninho Capixaba; Matheus Henrique, Thaciano (Rômulo), Diego Tardelli, Luan (Jean Pyerre) e Everton; André. Técnico: Renato Gaúcho.
ARBITRAGEM: Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Michael Correia e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (todos do RJ). Rodrigo Carvalhaes de Miranda (VAR).
Continua depois da publicidade
DATA E HORÁRIO: quarta-feira, às 19h15min.
LOCAL: Ressacada, em Florianópolis.