Um levantamento publicado pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) nesta segunda-feira (5) coloca o Avaí como clube que mais utilizou jogadores diferentes em partidas de ligas nacionais. Times de 50 países fazem parte da pesquisa. De acordo com o obervatório suíço, o Leão teve 59 atletas em campo em um intervalo de 33 jogos.
Continua depois da publicidade

O estudo do CIES leva em conta os jogos disputados por 1.014 times em suas ligas nacionais entre 01/09/2019 e 27/09/2020. As equipes brasileiras apresentam as maiores rotatividades de elenco, enquanto os europeus utilizam menos atletas. Com 59, o Avaí é o time que mais colocou jogadores diferentes em campo, segundo o levantamento.
> Faraco: Avaí e Figueirense começam semana dura com jogos próximos e viagens
Entre os 10 times que utilizaram mais atletas, seis são brasileiros. O Figueirense aparece como o sétimo com mais jogadores diferentes, 57. A Chapecoense utilizou 53 nomes e figura no 14º lugar. Treze clubes do país utilizaram mais de 50 jogadores no Campeonato Brasileiro neste período.
> Figueirense confirma mais casos de Covid-19 e total de ativos sobe para sete
Continua depois da publicidade
Segundo o estudo, os times que utilizaram menos jogadores são o Halmstad, da Suécia, e o Wellington Phoenix, da Nova Zelândia, com 22 cada. Entre os 20 melhores clubes, cinco são ingleses: Burnley (24), Liverpool (25), Southampton (25), Brighton (25) e West Bromwich Albion (25). Entre as grandes ligas europeias, o time com mais atletas foi o Genoa, da Itália, com 42.

> Roberto Alves: Chapecoense assume a vice-liderança da Série B