O Avaí entrou na Ressacada embalado pela vitória diante da Ponte Preta fora de casa, mas encontrou um adversário bem postado em campo. Ainda assim, não se entregou diante do Grêmio e saiu com o empate após ter ficado duas vezes atrás no placar, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de mostrar poder de reação, a equipe azurra completou o quinto jogo consecutivo sem vitória em seus domínios e voltou para a zona de rebaixamento da Série A.
Continua depois da publicidade
Na 18ª colocação com 35 pontos, o Avaí terá a dura missão de se recuperar diante do Coritiba, no estádio Couto Pereira, no sábado, em confronto direto pela permanência na elite do futebol brasileiro. Já o Grêmio segue na quarta colocação, com 51 pontos, e recebe o Flamengo na próxima rodada.
Primeiro tempo
A partida começou amarrada no meio campo, até que, aos 11 minutos, Everton aproveitou o vacilo do Avaí na saída de bola, se livrou dos marcadores e encontrou o zagueiro Rafael Thyere, que recebeu na área e bateu firme para abrir o marcador.
Continua depois da publicidade
A primeira boa chance do Avaí na partida veio somente aos 21 minutos, quando João Paulo recebeu na ponta esquerda, cortou para o meio e bateu colocado, mas Paulo Victor defendeu com segurança. Cinco minutos depois, o Grêmio ia chegando ao segundo gol após rebote do goleiro Douglas, mas a aribtragem anulou mal o gol de Bressan.
O lance acordou o Avaí. Aos 28 minutos, Marquinhos cobrou escanteio e a zaga do Grêmio afastou parcialmente. Pedro Castro pegou o rebote na entrada da área e emendou um belo chute cruzado para empatar a partida.
Mas a empolgação durou pouco e, aos 35 minutos, veio a ducha de água fria. Everton recebeu cruzamento na esquerda, passou como quis por Leandro Silva e cruzou para Kaio, que só teve o trabalho de empurrar para as redes. Ainda deu tempo para João Paulo chutar cruzado e ver a bola explodir no travessão, mas a primeira etapa acabou mesmo com a vantagem gremista.
Continua depois da publicidade
Segundo tempo
O Avaí voltou do intervalo decidido a empatar a partida. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Leandro Silva aproveitou escanteio cobrado por Marquinhos e testou firme para grande defesa do goleiro Paulo Victor. Aos 9 minutos, Jael tocou de calcanhar e deixou Michel na cara do gol, mas o volante bateu na rede pelo lado de fora e a torcida azurra agradeceu.
Aos 15 minutos, Claudinei Oliveira fez duas mudanças ao mesmo tempo: Capa e Joel no lugar de João Paulo e Marquinhos. Futebol tem dessas coisas, e a mexida deu certo. Dois minutos depois, Betão aproveitou cobrança de escanteio conquistado por Capa e bateu para o gol. No caminho, Leandro Silva deu um toquinho esperto para enganar a zaga gremista e empatar a partida.
Empurrado pela torcida que compareceu em bom número, o Avaí pressionou durante todo o segundo tempo e a chance de virar o placar veio com Maurinho, que entrou no final do jogo e meteu uma bomba de fora da área, mas parou no travessão. Aos 43 minutos, mais um lance incrível do ataque avaiano. Maurinho cruzou na medida para cabeçada de Joel, na pequena área, mas o goleiro Paulo Victor fez grande defesa e segurou o empate.
Continua depois da publicidade
FICHA TÉCNICA
Avaí: Douglas; Leandro Silva, Alemão, Betão e João Paulo (Capa); Judson, Pedro Castro e Marquinhos (Joel); Júnior Dutra, Luanzinho e Romulo (Maurinho). Técnico: Claudinei Oliveira.
Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Bressan, Rafael Thyere e Marcelo Oliveira; Michel, Kaio (Dionathã), Cristian e Patrick (Jean Pyerre); Everton e Jael (Beto da Silva). Técnico: Renato Gaúcho.
Gols: Rafael Thyere (G, 11/1ºt), Pedro Castro (A, 28/1ºt), Kaio (G, 35/1ºt) e Leandro Silva (A, 17/2ºt).
Continua depois da publicidade
Cartões amarelos: João Paulo (A) e Jael (G).
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (FIFA), auxiliado por Helcio Araújo Neves (CBF-PA) e José Ricardo Guimarães Coimbra (CBF-PA).
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).
Leia outras notícias do Avaí
Acesse a tabela da Série A do Brasileirão