Poucos passos separam a grama do Estádio da Ressacada dos alojamentos onde dormem os jovens das categorias de base do Avaí, na sede do clube, no sul da Ilha. São dois espaços separados, construídos debaixo das arquibancadas.
Continua depois da publicidade
Há beliches, armários individuais e aparelhos de ar-condicionado. Também há um refeitório compartilhado por atletas e funcionários. Eles têm direito a quatro refeições por dia. Nada luxuoso, mas suficiente para que o Leão da Ilha fosse credenciado com o Certificado de Clube Formador pela CBF.
Os treinos ocorrem em campos nos arredores da Ressacada, o que facilita o deslocamento diário dos meninos. Somente os garotos do sub-15 e sub-17 ocupam os dormitórios avaianos. São 44 adolescentes abrigados pelo clube.
Jovens do sub-20 recebem ajuda de custo e ficam em casas e apartamentos alugados na região. O clube também oferece acompanhamento médico, odontológico, psicológico e de assistência social. Tudo entra na conta dos investimentos da base, com orçamento anual de aproximadamente R$ 3,9 milhões.
— O Avaí está satisfeito com sua estrutura, porém não satisfeito na plenitude. Estamos sempre buscando evoluir — informou o coordenador das categorias de base, Diogo Fernandes.
Continua depois da publicidade
Na quinta-feira, o clube abriu as portas para que profissionais da imprensa conhecessem a estrutura voltada às atividades com os jovens. Documentos e alvarás foram apresentados. Dirigentes também divulgaram projetos futuros.
Os planos incluem a construção de um novo alojamento para os garotos, com recursos a serem captados junto ao Ministério do Esporte. O espaço será erguido debaixo das arquibancadas do setor D, também pertinho do palco principal da Ressacada.
Ficha técnica
CT – O alojamento fica embaixo das arquibancadas do Estádio da Ressacada
Estrutura – Dois alojamentos e refeitório anexos ao Estádio da Ressacada. Campos de treinos ao redor do estádio
Continua depois da publicidade
Jovens atendidos – 100
Jovens abrigados pelo Clube – 44
Categorias – Sub-15, sub-17 e sub-20
Última vistoria – Vigilância Sanitária – 8/01/2018 (regular, em processo de renovação). Bombeiros – 19/11/2018 (regular)