O Avaí entrou em campo neste domingo com o peso de quatro desfalques: Marquinhos, Eduardo Costa e Roberto, suspensos, além de Antonio Carlos, lesionado. A falta dos titulares – e de entrosamento – amarrou o Leão, que passou todo o primeiro tempo acuado,com uma defesa vazada e errando muitos passes. Muito longe do que se esperava do primeiro clássico do Campeonato Catarinense 2015.

Continua depois da publicidade

::: Confira o guia do Campeonato Catarinense

::: Veja a tabela completa do Estadual

Do outro lado, o JEC aproveitou a insegurança avaiana para entrar com a autoridade do time campeão da Série B em 2014. Logo aos setem minutos, a principal contratação do Coelho para a temporada, Rafa Costa, mostrou porque tem fama de artilheiro: de cabeça, muito bem posicionado na área, marcou seu primeiro gol na temporada e abriu o placar na Arena Joinville.

Continua depois da publicidade

A partir daí, o time de Hemerson Maria recuou um pouco e passou a apostar noc contra-ataques. Deu certo, na ansiedade do Avaí de alcançar o empate, Marcelo Costa recebeu livre na intermediária, não foi marcado e resolveu arriscar de longe mesmo. Soltou uma bomba e ampliou o placar para os donos da casa.

O Avaí até tentava se reerguer, mas muito desorganizado. Até que, aos 42 minutos, Eduardo Neto lançou para o meio da área e, de cabeça, Anderson Lopes diminuiu a diferença para o Leão. Era o começo de uma reviravolta na partida.

JEC e Avaí voltaram do intervalo irreconhecíveis. O time de Geninho retornou disposto a fazer pressão e encostar no placar. Já os comandados de Hemerson Maria sentiram a saída do volante Augusto César, substituído por Eduardo, e deixaram de criar.

Continua depois da publicidade

Em tarde inspirada, logo aos quatro minutos Anderson Lopes ficou com a sobra em uma bola levantada na área do JEC e chutou de raspão na trave do goleiro Ivan. O atacante ainda daria muito mais trabalho ao rival. Em uma jogada que representou bem a retomada do Avaí no jogo, Renan Oliveira puxou o contra-ataque e deu um passe rápido para Rômulo, que, de calcanhar, encontrou Anderson livre na área.

::: Avaí reclama de pênalti “escandaloso” não marcado no empate com o JEC

::: Jogadores do JEC culpam desgaste físico pelo empate com o Avaí

Com pinta de artilheiro, ele não hesitou e mandou para o fundo do gol. Para completar, calou a torcida do JEC na comemoração. Tudo igual na Arena Joinville, mas o empate teve gosto de vitória para os guerreiros azurra.

No fim do jogo, ainda deu tempo de confusão para apimentar o clássico. William Rocha deu uma cotovelada e foi expulso. No bate-boca entre os jogadores dos dois lados após a marcação do árbitro, sobrou cartão vermelho também para Eduardo Neto, do Leão, e Rogerio, do Coelho.

Continua depois da publicidade

JEC

Ivan; Luís Felipe, Bruno Aguiar, Guti, Rogério; Naldo, Anselmo, Augusto (Eduardo),Marcelo Costa; Fabinho (Bruno Furlan), Rafael Costa (F. Viana)

Técnico: Hemerson Maria

AVAÍ

Vagner; Pablo, Ronaldo Alves, Willian Rocha, Eltinho (Sander); Uelliton, Claudinei, Eduardo Neto, Renan Oliveira (Tinga); Rômulo (Edinho), Anderson Lopes

Técnico: Geninho

Gols: Rafael Costa e Marcelo Costa (J); Anderson Lopes duas vezes (A)

Arbitragem: Arbitragem: Rodrigo D’Alonso Ferreira, auxiliado por Nadine Schramm Camara Bastos e Eli Alves

Continua depois da publicidade

Local: Arena Joinville, em Joinville