As autoridades sauditas anunciaram nesta quarta-feira (27) a abertura de uma investigação contra uma jornalista de uma rede de televisão de Dubai acusada de usar “roupa indecente” durante uma reportagem realizada na rua.

Continua depois da publicidade

Shireen al-Rifaie, uma jornalista saudita do canal de televisão Al Aan TV, fez uma reportagem em uma rua de Riad vestida com uma calça pantalona branca, uma abaia da mesmo cor e um longo vestido longo com um pequeno decote. Também usava um véu de modo que seu cabelo poderia ser visto.

As imagens provocaram numerosos protestos de conservadores que utilizaram a hashtag “mulher nua dirige em Riad” nas redes sociais.

Após as críticas suscitadas no reino saudita ultraconservador, as autoridades anunciaram nesta terça-feira que a autoridade geral para os meios audiovisuais havia aberto uma investigação contra a jornalista, acusada de ter “violado as regras e costumes” locais ao vestir “roupa indecente” durante a gravação de sua reportagem sobre a conquista das mulheres sauditas ao direito de dirigir.

Continua depois da publicidade

Shireen al-Rifaie negou a acusação afirmando ao site Ajel que vestia “roupa decente”. Segundo a página, a jornalista saiu do país após o início da polêmica.

* AFP