Apelos por reforço no efetivo policial e intensificação da atuação ostensiva, além de investimentos no sistema prisional e maior atenção às necessidades de Joinville, pautaram o novo debate envolvendo a segurança pública, na noite desta segunda-feira, na Acij.

Continua depois da publicidade

O encontro teve a participação dos novos comandantes da Polícia Militar em Joinville, o coronel Benevenuto Chaves Neto, da 5a Região; o tenente-coronel Nelson Henrique Coelho, do 8º Batalhão; e o tenente-coronel Hilário Zils, do 17º Batalhão da PM.

Também participaram do encontro o delegado regional Dirceu Silveira Júnior; o juiz titular da Vara de Execuções Penais de Joinville, João Marcos Buch; e representantes de entidades como CDL e Ajorpeme.

A presença das caras novas da PM nos comandos de policiamento não mudou o tom das constatações de encontros anteriores da cúpula da Segurança em Joinville. Houve consenso de que a cidade precisa de mais policiais nas ruas e maior comprometimento do Estado.

Continua depois da publicidade

O delegado Dirceu Silveira Júnior reforçou que, além de um efetivo mais numeroso, a Polícia Civil também precisa otimizar a atuação dos investigadores à disposição.

– Precisamos de mão de obra temporária. Hoje, o nosso calcanhar de aquiles é o atendimento presencial nas delegacias. Com pessoas que possam exercer essas funções, os policiais serão liberados para o trabalho de investigação – disse.

Também foram lembradas na discussão as 200 câmeras de monitoramento da PM prometidas para Joinville. Por entraves judiciais, ainda não há previsão de entrega dos equipamentos.

Continua depois da publicidade