O oficial de resgate da Indonésia diz que as autoridades acreditam que o AirAsia esteja no fundo do mar, conforme a CNN. A hipótese é sustentada com base em dados do radar e do último contato do avião.
Continua depois da publicidade
O chefe de pesquisa nacional da Indonésia e agência de resgate, Marsdya Tni Hendry Bambang, disse aos repórteres que, de acordo com a coordenada que foi dada e a partir da pista da trajetória do voo seria sobre o mar, a aposta inicial é de que o avião esteja no fundo do mar.
A busca pelo voo QZ8501 da AirAsia foi retomada nesta segunda-feira, um dia depois de avião comercial ter desaparecido no espaço aéreo da Indonésia com 162 pessoas a bordo.
De acordo com as autoridades da Indonésia, navios, aviões e helicópteros estão procurando a aeronave desaparecida. Não está claro se o tempo influenciou no desaparecimento da aeronave, mas as equipes de resgate dizem que esse fator pode interferir na rapidez da busca do avião.
Continua depois da publicidade
Acidente com avião da AirAsia está entre os três mais graves de 2014
Retomadas buscas por avião sumido da AirAsia
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Grandes ondas e nuvens dificultaram a busca pelo avião no domingo, disse a agência. Na segunda-feira de manhã, o clima na área parecia estar limpando, disse o meteorologista Tom Sater, da CNN. Autoridades dizem que estão vasculhando uma área de pesquisa muito ampla. AirAsia diz que os controladores de tráfego aéreo perderam contato com a aeronave às 7h24min de domingo em Cingapura (6h24 na Indonésia).
O avião desaparecido, que partiu da cidade de Surabaya com destinho à Cingapura, desapareceu enquanto voava sobre o mar de Java entre as ilhas de Bornéu e Belitung, de acordo com autoridades que estão liderando o operações de busca e salvamento.
Antes que o avião perdesse contato com os controladores de tráfego aéreo, o capitão do vôo pediu permissão para subir a uma altitude mais elevada devido ao mau tempo, segundo as autoridades. Além de equipes da Indonésia, vários outros países aderiram a busca ao avião desaparecido. Um avião C-130 da Singapore participa na busca e diz que está enviando mais dois navios para a área de pesquisa.
Continua depois da publicidade
O ministro dos Transportes da Malásia disse que seu país tem implantado três navios e três aviões para ajudar na busca. E a Real Força Aérea Australiana, disse segunda-feira que enviou um avião de patrulha para ajudar. De acordo com sites de rastreamento de voo, quase toda a trajetória de voo estava sobre o mar.
Relembre outros desaparecimentos e acidentes com avião em 2014
No dia 8 de março, desapareceu o Boeing 777-200 da Malasya Airlines, que decolou de Kuala Lumpur com destino a Pequim. No avião, estavam 239 pessoas e até hoje não foram encontrados vestígios da aeronave. Uma semana depois, foi confirmado que o último sinal recebido do avião ocorreu sete horas após a partida, quando sobrevoava o Oceano Índico.
Em 17 de julho, morreram os 298 ocupantes do Boeing 777, também da Malasya Airlines, entre os quais 173 holandeses. A aeronave foi abatida por um míssil no Leste da Ucrânia, zona de conflito entre forças governamentais e rebeldes pró-russos.
Continua depois da publicidade
Em 24 de julho, morreram os 116 ocupantes, inclusive seis espanhóis da tripulação, do avião MD83 da companhia espanhola Swiftair, operado pela Air Algerie. A aeronave fazia o trajeto entre Uagadugu, capital de Burkina Faso, na África, e Argel.
*Zero Hora, com agências