A um ano da Copa, Porto Alegre está em transformação para o Mundial. Mudanças necessárias, porém, não ficarão prontas a tempo de serem utilizadas na competição, como a ampliação da pista aeroporto Salgado Filho. Para amenizar os problemas com a neblina, a Infraero pretende instalar um novo equipamento para facilitar pousos e decolagens em condições impróprias para essas operações antes do evento.

Continua depois da publicidade

O secretário municipal de Gestão, Urbano Schmidt, acredita que o aeroporto atenderá à demanda durante a Copa, mas, segundo ele, o equipamento antineblina não será eficiente caso haja situações climáticas como as desta semana.

– O nosso aeroporto vai estar bom, só não vai haver a ampliação da pista. Mas uma neblina como a desta semana, nem o novo equipamento vai resolver – afirmou o secretário em entrevista ao programa Polêmica, da Rádio Gaúcha.

Schmidt também comentou que a obra mais adiantada para a Copa é a do viaduto da Avenida Julio de Castilhos e a mais atrasada, o prolongamento da Avenida Severo Dullius.

Necessárias para quem mora na Capital e, principalmente para quem vem de fora, as placas de sinalização são outro ponto fraco da cidade.

Continua depois da publicidade

– Muito em breve, este ano ainda, teremos as placas de sinalização nas esquinas – prometeu o coordenador do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), Airton Costa, no programa Gaúcha Atualidade.

Um Acampamento Farroupilha especial será realizado durante o Mundial, em Porto Alegre. Kalil Sehbe, secretário estadual de Esporte e Lazer e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014, destaca que a intenção é promover a cultura gaúcha para os turistas.

– O acampamento é para que o turista possa ir lá aprender a fazer chuimarrão, churrasco e dançar chula – explicou o secretário, esclarecendo que 100 piquetes já foram convidados a participar das festividades.