Os prefeitos e empresários das cidades cortadas pela BR-280, no Norte de Santa Catarina, têm a esperança de que a proposta de construir uma terceira pista, em um trecho de 11 quilômetros, em Araquari, ajude a reduzir o congestionamento e aumente a segurança da rodovia federal.

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O estudo preliminar de alargamento da pista proposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre o trevo do bairro Itinga e o acesso a Balneário Barra do Sul, com a inclusão de uma terceira faixa no sentido Araquari-São Francisco, será apresentado no dia 28 deste mês.

Esta seria uma medida paliativa à duplicação do lote 1 da rodovia, que ainda não tem data para começar. Segundo o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo (PSD), a opção pelo alargamento da pista seria mais simples e viável do que a duplicação, que se arrasta há anos e ainda não tem previsão para ser concluída. Ele afirma que agora existe vontade política e acredita que a terceira pista sairá do papel.

– Tenho convicção de que (a obra) vai minimizar o sofrimento de milhares de pessoas da região – afirmou.

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Outros prefeitos, como Udo Döhler (PMDB), de Joinville, e Clenilton Pereira (PSDB), de Araquari, também são favoráveis à obra por trazer benefícios a todas as cidades do Norte do Estado. O presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Moacir Thomazi, teme que a medida atrase a duplicação da estrada.

– Se, em um primeiro momento, pode ajudar um pouco, acho que vai postergar a solução definitiva. Eles dão uma tapeada agora e a duplicação fica comprometida – ressaltou.

A ideia é de que sejam construídos seis quilômetros de terceira pista – três depois do trevo do bairro Itinga e três antes do acesso a Barra do Sul –, além de cinco quilômetros de vias laterais – não está definido ainda se haverá nos dois sentidos – na área urbana de Araquari. Também está prevista a construção de três rótulas e duas ou três passarelas no trecho.

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A obra está estimada em R$ 26 milhões. O próximo passo para colocar a ideia em prática é buscar R$ 600 mil para o projeto e os recursos para as obras. Também será necessário fazer um convênio com o governo federal para realizar a intervenção por se tratar de uma rodovia federal.

Na passagem por Joinville na última segunda-feira, na abertura da Exposuper, o governador Raimundo Colombo se comprometeu a repassar recursos para a obra de alargamento da pista. O valor sairia do Porto de São Francisco do Sul, que hoje tem R$ 103 milhões em caixa. No entanto, isso depende da mudança do novo modelo de gestão da unidade, que ainda precisa passar por aprovação da Assembleia Legislativa.

(Foto: Arte de Robson Brunning)

O QUE ELES DIZEM

Antídio Lunelli (PMDB), prefeito de Jaraguá do Sul

O prefeito Antídio Lunelli destaca que o projeto alavancará mais uma vez o desenvolvimento da região do Vale do Itapocu, que é uma das mais industrializadas do Estado. Segundo ele, a BR-280 é o principal gargalo para o desenvolvimento regional, não apenas de Jaraguá do Sul.

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– Vejo com muita expectativa a duplicação do trecho urbano. De nada resolveria ter a BR-280 duplicada e o contorno de Jaraguá feito sem que seja dada agilidade para a entrada e saída de Guaramirim e Jaraguá do Sul – afirma.

Clenilton Pereira (PSDB), prefeito de Araquari

Para Clenilton Pereira, não se pode continuar perdendo vidas na estrada, além de a economia ficar estagnada, enquanto a duplicação da rodovia não acontece. Segundo ele, o Centro de Araquari sofre muito com a questão comercial porque os moradores do Itinga (maior bairro da cidade) e consumidores que trafegam pela BR-101 deixam de acessar a região em razão do trânsito.

– Empresas já deixaram de vir para cá por causa da BR-280 e, no verão, o trânsito é um inferno. De todas as cidades, Araquari é a que mais vai ganhar com essa obra.

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Moacir Thomazi, presidente da Acij

O presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Moacir Thomazi, reforça que a construção de uma terceira pista na BR-280 é uma medida paliativa que pode adiar a solução definitiva. Segundo Thomazi, a duplicação já foi prometida e teve datas para a inauguração, mas continua sendo a melhor solução. Por outro lado, o empresário admite que o alargamento deverá ajudar o trânsito em um primeiro momento.

– O pouco que melhore sempre é melhor do que nada.

Renato Gama Lobo (PSD), prefeito de São Francisco do Sul

O prefeito de São Francisco do Sul tem convicção de que a terceira pista vai minimizar o sofrimento de milhares de pessoas da região. Segundo Renato Gama Lobo, há pessoas que estão vendendo suas casa na praia da Enseada para comprar apartamento em Barra Velha e outras cidades da região por causa dos transtornos enfrentados na rodovia.

– A obra terá todos os benefícios possíveis e imagináveis, desde as condições de ir e vir com segurança, até a redução de tempo de deslocamento no horário de pico e nos períodos sazonais.

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Udo Döhler (PMDB), prefeito de Joinville

Udo Döhler afirma que a obra vai ajudar bastante, embora a solução seja paliativa. De acordo com ele, se ela fosse realizada sem continuar a obra que pretende dar uma solução definitiva para a rodovia, seria necessário repensar a terceira pista. No entanto, a obra poderá ser usada depois como pista auxiliar na duplicação. O prefeito também diz que o alargamento será importante para o escoamento da produção.

– O Porto de São Francisco dobrou de tamanho, mais dois portos são prospectados e, no fim, teremos capacidade portuária, mas não teremos densidade rodoviária.

OS FATOS QUE MARCARAM A DECISÃO

Tráfego de veículos é intenso na área urbana de Araquari
Tráfego de veículos é intenso na área urbana de Araquari (Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS)

2014

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O DNIT lança edital de contratação de empresa para execução das obras de duplicação do lote 1 da BR-280 em um trecho de 36 quilômetros. O valor do contrato foi definido em R$ 341,9 milhões e a empresa encarregada pelos trabalhos é a Construcap Engenharia e Comércio, que aguarda a liberação da ordem de serviço. O contrato de duplicação prevê obras de adequação, construção de marginais com ciclovias, passeios e interseções em dois níveis (viadutos).

2016

A empresa Sotepa faz levantamento para a elaboração dos processos de desapropriação no trecho. A estimativa é de que pelo menos 500 propriedades precisem ser indenizadas para a duplicação.

2017

13 de março

Em entrevista ao colunista Claudio Loetz, o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, revela a necessidade de sensibilizar as autoridades para construir uma terceira pista na BR-280, ao longo de 11 quilômetros, entre o acesso a Balneário Barra do Sul e o trevo do bairro Itinga. Na avaliação do prefeito, a BR-280, do jeito que está, é um limitador do crescimento e dificulta a expansão do turismo na região.

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17 de março

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, Frederico Cardoso, lidera movimento para busca de recursos que viabilizem a duplicação entre os trevos do Itinga, na zona Sul de Joinville, e o acesso a Balneário Barra do Sul. Em conversa com a superintendência regional do DNIT de Joinville, Cardoso explicou que um grupo de cem empresários poderia bancar os custos das obras. Fred consultou três construtoras. O custo estimado seria de R$ 20 milhões e caberia a cada empresa contribuir com R$ 200 mil.

12 de abril

Em passagem por Joinville, o governador Raimundo Colombo confirma aos colunistas Jefferson Saavedra e Claudio Loetz que o Estado tem dinheiro para a construção de terceira pista no trecho de 11 km da BR-280. Segundo ele, os recursos para a obra virão do caixa do Porto de São Francisco do Sul.

9 de maio

O DNIT cobra das autoridades a elaboração de um projeto mais detalhado para o alargamento da rodovia antes do início das obras. O recado foi dado em reunião no departamento com a presença dos prefeitos de São Francisco do Sul, Araquari e Balneário Barra do Sul, informou o colunista Jefferson Saavedra. Os 11 km a serem alargados fazem parte do lote de duplicação da rodovia, mas a falta de dinheiro impede o início das obras, mesmo que a licitação tenha sido feita em 2014.

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12 de junho

O DNIT apresenta a um grupo de prefeitos, deputados e lideranças empresariais do Norte do Estado estudo que aponta o custo de R$ 26 milhões para alargar a BR-280 em Araquari. Vissilar Pretto, superintendente do DNIT em SC, considera a obra um paliativo e diz que ela não substitui a duplicação, embora possa melhorar as condições de tráfego. O custo do projeto é calculado em R$ 600 mil.

19 de junho

O governador Raimundo Colombo confirma, em nova passagem por Joinville, que o Estado vai bancar a obra de alargamento da BR-280 em Araquari. O colunista Jefferson Saavedra informa que Colombo se comprometeu a liberar parte dos recursos em caixa do Porto de São Francisco do Sul para a construção da terceira pista. Por se tratar de estrada federal, o Estado terá de fazer convênio.