Uma tela, até então atribuída a “algum outro artista ligado” ao pintor holandês Rembrandt, foi autenticada como sendo do próprio mestre, segundo anunciou, nesta sexta-feira, o Museu Rembrandthuis, de Amsterdã.

Continua depois da publicidade

– Estamos 100% seguros, agora, que é de Rembrandt -, informou a porta-voz do museu, Leslie Schwartz.

O quadro, uma pintura a óleo de 18,5 cm de altura por 17 cm de largura, intitulada “Vieillard à la Barbe” (velho com barba), data de 1630, final da estada do artista em Leiden (oeste da Holanda).

Representando um senhor de barba grisalha meio longa, a tela, emprestada ao museu, pertence a um colecionador particular, que preferiu não ter o nome divulgado.

Continua depois da publicidade

A pintura foi autenticada por Ernst van de Wetering, especialista independente em Rembrandt, que destacou, principalmente, “semelhanças técnicas no estilo pictural” com os quadros do mestre datando da mesma época.

– As investigações técnicas mostraram que existia um autorretrato inacabado por Rembrandt, sob uma camada de tinta -, afirmou.

O quadro, já exposto no museu, estará no centro de uma exibição nos meses de maio e junho de 2012, ao lado de outras obras do artista holandês.

Continua depois da publicidade

Pintor, desenhista e gravador, Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669) foi um mestre do claro-escuro, técnica em que os efeitos de luz criam a forma e o espaço ao qual a cor se subordina. Seus traços, notáveis pela leveza, são considerados um registro expressivo da Amsterdã de sua época. Além disso, seus retratos e autorretratos evidenciam profunda sensibilidade a nuances do temperamento humano.