A vida de Adelina Hess, fundadora da camisaria Dudalina, criada em Santa Catarina, serviu de base para o romance Estrelas Fritas com Açúcar, de Letícia Wierzchowski. A obra é a 32ª na carreira da autora, mais conhecida pelo livro A Casa das Sete Mulheres, adaptadado para uma série da TV Globo em 2003.

Continua depois da publicidade

Adelina é uma das primeiras mulheres empreendedoras do Brasil, seu trabalho deu origem a uma das maiores camisarias da América Latina, na década de 1940, em Luiz Alves, no Vale do Itajaí. Ela morreu em 2008, aos 82 anos, em Blumenau. 

– Dona Adelina foi uma das primeiras mulheres do Brasil que começou um negócio e levou a termo, num mundo em que as mulheres ficavam em casa criando filhos, coisa que ela não deixou de fazer, de maneira impressionante. Criou todos os 16 filhos e um dos maiores negócios do país – relatou Letícia. 

Ouça entrevista:

No romance, está não só a história da família Hess mas também muito do pioneirismo dos imigrantes que colonizaram Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

– Contar a história dela é também contar a história do casamento dela. Ela foi casada com Duda, que teve a sabedoria e a generosidade de entender que ela não era uma mulher convencional para a época. O romance conta a história dela, mas conta a história de toda uma gente do Vale do Itajaí, pessoas que foram imigrantes que vieram da Europa e começaram a transformar o ramo da confecção num negócio, que virou um polo industrial no mundo – destacou a autora. 

Leia também:

Empresa dona da Dudalina fecha acordo com credores
Empresa dona da Dudalina conclui processo de recuperação extrajudicial