A perícia de sanidade mental do acusado pelo ataque a creche em Saudades, no Oeste do Estado, deve ser concluída nesta semana. Caso o exame determine que o autor da cachina sofre de esquizofrenia, como alega a defesa, o homem não será submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri e passará por tratamento em hospital psiquiátrico. Enquanto aguarda a conclusão, o acusado segue em prisão preventiva no Presídio Regional de Chapecó.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As informações são do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que considera que a perícia seria uma estratégia para o acusado evitar Tribunal Popular do Júri e, consequentemente, cumprir a pena preso. “Não há fundamento técnico ou científico e o réu é plenamente capaz e responsável pelos seus atos, inclusive planejados por 10 meses”, afirmou o MPSC.

O exame de sanidade mental foi determinado após a defesa do acusado ter anexado aos autos um parecer de médico particular contratado e que informa que o réu sofreria de esquizofrenia, o que lhe tiraria a capacidade e, por consequência, a responsabilidade de responder penalmente pelos fatos. O exame oficial será realizado por médico perito, integrante do Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina.

Caso a perícia conclua que o autor do crime possui algum tipo de transtorno mental que o tenha tornado incapaz de entender seus atos, a pena será cumprida por meio de uma medida de segurança e será tratado em hospital psiquiátrico, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelo perito oficial, tanto o Ministério Público quanto a defesa serão também acionados para manifestação sobre o resultado.

Relembre o crime

Um jovem de 18 anos invadiu a creche Infantil Pró-Infância na manhã do dia 4 de maio deste ano. Armado com um facão, ele desferiu golpes contra uma professora e uma agente educacional. Quatro crianças também foram feridas pelo homem. Três delas morreram. O único sobrevivente é um bebê de 1 ano e 8 meses

Os corpos das cinco vítimas foram enterradas no Cemitério Municipal de Saudades.

Leia também

Quem é o autor do ataque a creche em SC que deixou cinco mortos

Quem são as três crianças vítimas do ataque a creche em Saudades, no Oeste de SC

Quem era a professora morta em ataque a creche no Oeste de SC