Pela terceira vez, a defesa do autor da chacina em Saudades, que matou três bebês e duas profissionais, pediu autorização à Justiça para o acusado fazer o exame de insanidade mental. Novamente, o pedido foi negado pelo juiz de Pinhalzinho, Caio Lemgruber Taborda.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O magistrado defende a decisão dizendo que não foi apresentado sequer um laudo médico ou outro documento que mostre que o acusado já foi internado ou faça tratamento devido a um distúrbio mental. Para Taborda, o autor tem consciência dos atos e, inclusive, planejou com antecedência a chacina.
O advogado Demetryus Eugênio Grapiglia, que responde pela defesa do acusado, entende que não é possível que o autor volte ao convívio social. Porém, diz ser importante o exame de sanidade para mostrar que o autor não tinha condições de entender os atos naquele momento. O profissional, em sua conta no Yotube, ainda fala: “ele é uma pessoa doente, irracional”.
> Da tragédia à emoção do adeus: o ataque a creche em SC em 10 imagens
Continua depois da publicidade
Um dia após o ataque, o autor foi preso preventivamente e a defesa pediu o exame de sanidade mental, que foi recusado pelo juiz. Em outra oportunidade, com um novo pedido da defesa, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina também não aceitou a realização do exame.
Data para ouvir o acusado
A Justiça definiu a data do depoimento do acusado da chacina em Saudades. O agressor vai ser ouvido no dia 24 de agosto, via internet, diretamente do Presídio Regional de Chapecó, onde ele está desde quando foi liberado do hospital após o crime.
> Pai de criança morta no ataque a creche em SC chora e desabafa: “Um anjinho”
A primeira audiência ocorre no dia 5 de agosto e seis vítimas e nove testemunhas contarão o que aconteceu à Justiça. No dia 24, em segundo encontro, outras 14 testemunhas serão ouvidas antes do depoimento do réu.
O crime
O jovem de 18 anos invadiu a creche Infantil Pró-Infância na manhã de terça-feira, 4 de maio. Armado com um facão, ele desferiu golpes contra uma professora e uma agente educacional. Quatro crianças também foram feridas pelo homem. Três delas morreram.
Continua depois da publicidade
Os corpos das cinco vítimas foram enterrados na quarta-feira no Cemitério Municipal de Saudades. O único sobrevivente é um bebê de 1 ano e 8 meses.
> Quem são as três crianças vítimas do ataque a creche em Saudades, no Oeste de SC
> Quem era a professora morta em ataque a creche no Oeste de SC
O agressor foi denunciado por 19 crimes de homicídio, entre consumados e tentados.
Leia também
Mulher perseguida em igreja é a 1ª denúncia por stalking em SC
Piso de R$ 6 mil para Segurança em SC será o maior do país
Show, jantar e feira serão testes para retomar eventos em SC