O autor do ataque a uma creche de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, que deixou cinco pessoas mortas, deve ser transferido para o Hospital de Custódia, em Florianópolis, nos próximos dias. O motivo, segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), é que o Presídio de Chapecó, onde ele está detido, não possui a estrutura necessária para o tratamento médico que o acusado necessita.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A decisão foi assinada pelo juiz Caio Taborda, da comarca de Pinhalzinho, nesta quinta-feira (25). Ele explica que a transferência deve ocorrer em cinco dias, prazo para que a vaga na unidade hospitalar seja disponibilizada.
De acordo com o advogado de defesa do autor, Demetryus Eugênio Grapiglia, a mudança para o Hospital de Custódia ocorreu após o Instituto Geral de Perícias (IGP) constatar no laudo psiquiátrico que o autor sofre de uma doença mental, que teria sido adquirida após o crime, e, por isso, ele precisa passar por um tratamento.
Porém, segundo o TJ, a mudança não interfere no trâmite do processo. Além disso, há expectativa que, nos próximos dias, o juiz decida se o caso será submetido ao Tribunal do Júri.
Continua depois da publicidade
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) disse que, por se tratar de um tratamento de saúde, não há necessidade de manifestação por parte da promotoria, já que não se trata de algo relacionado ao processo ou às medidas de prisão preventiva que pesam sobre ele.
> Exame de sanidade de autor do ataque a creche em Saudades é concluído
Relembre o caso
O caso aconteceu em 4 de maio deste ano, quando um homem de 18 anos entrou na creche armado com duas facas. Segundo o delegado Jerônimo Marçal, o agressor teria atacado uma professora na entrada da escola. Ela, então, correu para uma sala onde estavam quatro crianças e a uma agente educativa.
Ao chegar no local, o autor continuou os ataques, matando a professora e três crianças. Já a agente, chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Todas foram atingidas com ao menos cinco golpes.
Ele responde ao processo por cinco homicídios qualificados, por motivo torpe, cruel e em ação que impossibilitou a defesa das vítimas. Além disso, é réu por 14 tentativas de homicídio.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Papa Francisco envia cartas às famílias das vítimas do ataque em Saudades
Autor de ataque em Saudades escolheu creche pela fragilidade das vítimas
Cenas de horror e gritos por socorro: professora relata desespero durante ataque a creche em SC