O autor do ataque a uma escola em Cambé, no Paraná, foi encontrado morto na noite dentro de uma cela na noite desta terça-feira (20). A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado na manhã desta quarta-feira (21). Dois adolescentes morreram após o ataque, que ocorreu no Colégio Estadual Professora Helena Kolody.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
De acordo com a pasta, o homem estava preso na Casa de Custódia de Londrina. Um procedimento interno foi aberto pelo Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná com o objetivo de apurar o caso. A Polícia Civil também instaurou inquérito para identificar as causas da morte.
Escolas de SC começam a receber policiais da reserva dois meses após ataque em Blumenau
O jovem é um ex-aluno do colégio. Na segunda-feira (19), ele entrou na instituição solicitando documentos e, em seguida, passou a atirar ao menos 16 vezes. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, primeiro ele disparou corredor do colégio e depois foi até o local em que as vítimas participavam de uma aula de educação física.
Continua depois da publicidade
Luan Augusto, de 16 anos, e a namorada dele, Karoline Verri Alves, de 17 anos, morreram no ataque. Em depoimento, o autor disse que as vítimas foram escolhidas aleatoriamente.
O autor foi preso após o ataque. Com ele foram apreendidos uma machadinha, carregadores de revólver e a arma usada no crime. Um caderno, com anotações sobre ataques em escolas, incluindo o ataque em Suzano, em São Paulo, também foi recolhido.
Outras duas pessoas são suspeitas pelo crime: um homem de 21 anos e um adolescente de 13. Segundo o secretário Hudson Teixeira, eles teriam ajudado a planejar o ataque.
Entre janeiro de 2002 e maio de 2023, 31 ataques com violência extrema a escolas foram registrados no Brasil, segundo estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 36 mortes.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Primeira apreensão de droga “efeito zumbi” em SC é registrada em caixa de encomenda
Professor esfaqueado nas costas por aluno será indenizado em R$ 15 mil pelo Estado de SC