Um simulado de acidente com produtos perigosos foi realizado na tarde desta quarta-feira próximo a praça de pedágio de Garuva, na BR-101. Equipes da Autopista Litoral Sul, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Fatma, Bombeiros e Polícia Militar participaram do atendimento a uma simulação de explosão de um container com permanganato de potássio, que é inflamável e tóxico.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

O treinamento foi em uma pista operacional às margens da rodovia, no sentido Sul. No cenário, as equipes de emergência encontraram uma carreta acidentada e o container com a carga sobre a pista. No momento em que o guincho começou a manobrar o container, ocorreu a falsa explosão e o início do vazamento do produto químico. Todo o trabalho foi realizado com produtos e materiais que imitam os originais.

Na simulação, a carga informada na nota fiscal não condizia com o produto e a área foi isolada em um raio de 800 metros. A partir disso, foi iniciado o Plano para Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos. O Centro de Controle Operacional da concessionária prosseguiu com o acionamento de equipes da Defesa Civil, Bombeiro Militar, Fatma e empresa especializada nesse tipo de emergência.

A equipe da Defesa Civil de Joinville utilizou um drone para se aproximar do local e identificou a etiqueta colada em uma das bombonas que explodiu. Ela remete para o produto permanganato de potássio, um elemento inflamável e tóxico.

Continua depois da publicidade

Então, as equipes conseguiram se aproximar com equipamento adequado para, em segurança, proceder com o resgate do operador de guincho, que estava inconsciente. O Helicóptero da Polícia Militar conduziu a vítima para o Hospital Municipal São José de Joinville.

Após o resgate, ocorreu a remoção do produto, limpeza e descontaminação da área afetada. Somente após esse procedimento, é que a pista seria liberada em casos de acidentes com essas características.