Competir no mercado de sedãs médios não é uma tarefa fácil para as montadoras. Com pelo menos uma dezena de modelos de diversas versões, estilos e acabamentos, o segmento tem nomes de peso como Toyota Corolla, Chevrolet Cruze, Honda Civic, Nissan Sentra e Renault Fluence. Mas a Citroën analisou bem os concorrentes e trouxe para a briga um peso pesado: o C4 Lounge. O principal golpe da marca francesa é o requinte e a tecnologia na parte interna.

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Citroën C4 Lounge

Bancos e espaço de 2,71 metros de entre-eixos são apenas os primeiros itens da lista que deixa o automóvel com o mesmo conforto de um spa. Sem exageros: a climatização – ar-condicionado digital automático – e a acústica somam-se à boa vedação e ao pouco ruído. O teto solar traz mais luz, mas blinda os ocupantes do calor do sol.

O Pense Carros testou o Citroën em 500 quilômetros em ruas e rodovias de Florianópolis e Governador Celso Ramos (SC). Ao entrar no modelo, o que também chama atenção é a extensa lista de opcionais: ar-condicionado de duas zonas, coluna de direção com regulagem de altura e distância, airbags, entre outros.

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O modelo testado é o THP (Turbo High Pressure) com carroceria em branco perolado – a cor mais cara. Custa R$ 80 mil.

Ainda na parte interna, as luzes do velocímetro podem ser modificadas de acordo com o gosto do motorista. A suspensão macia completa o bem-estar: equilibrada e com alta estabilidade em curvas, transforma buracos e irregularidades do asfalto em pequenos solavancos para o condutor.

Quem pensa que conforto não traz velocidade está enganado. O motor 1.6 turbo de 165 cv fica envenenado nas rodovias. Somado a rodas de 17″, dá um ar de esportividade ao visual do C4 Lounge.

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Por fora, o veículo da marca francesa também apresenta design sofisticado, com lateral fluida e contornos retilíneos nos faróis.

LOUNGE X PALLAS

C4 Lounge: Perdeu alguns centímetros e o porta-malas foi o mais afetado. Porém, os dois retrovisores melhoraram de posição e tamanho. O motor tem resposta mais rápida e as seis marchas deixam-no mais silencioso.

C4 Pallas: É maior, principalmente na parte traseira, porém a manopla de luz alta trava na posição. Sem aro 17″, não tem a mesma dirigibilidade. Apesar de ser potente, perde em força para o irmão mais novo.

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FICHA TÉCNICA

-Motor: dianteiro, transversal

-Cilindros: quatro

-Válvulas: 16

-Combustível: gasolina

-Cilindrada: 1.598 cm³

-Potência: 165 cv a 6.000 rpm

-Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm

-Câmbio: automático, seis marchas

-Tração: dianteira

-Suspensão dianteira: independente, McPherson

-Suspensão traseira: travessa deformável

-Direção: eletro-hidraúlica

-Rodas: 17″ em liga leve

-Pneus: 225/45 R17

-Porta-malas: 450 litros

-Tanque: 60 litros