Empresas que receberam consultoria do Sebrae-SC fazem ajustes para organizar melhor as suas rotinas e também para atender os clientes com espaços mais organizados.

Continua depois da publicidade

Não importa o tamanho da empresa ou o ramo de atuação dela. A organização dos espaços de qualquer empreendimento é fundamental para fazer a empresa deslanchar e atender bem aos seus clientes.

Os consultores do Eu Empresário, promovido pelo Sebrae-SC com o apoio do Grupo RBS, recomendaram ajustes para dois dos três empreendedores selecionados na edição deste ano do projeto catarinense.

Na autoelétrica do casal Joece e Gustavo Duarte, em Santa Cecília, tudo era concentrado em um único espaço. Atendimento, estoque, caixa e organização dos documentos da microempresa funcionavam em uma sala de aproximadamente 50 metros quadrados.

Além de instalar uma divisória para organizar os ambientes, a recomendação do Sebrae-SC foi para que o empresário de 32 anos colocasse uma gaveta de caixa para que o dinheiro da empresa ficasse no lugar adequado e não no bolso do uniforme dele.

Continua depois da publicidade

Certas mudanças são negociadas

Seguindo a recomendação do consultor Daniel Keller, junto ao caixa, os empreendedores colocaram um quadro para organizar a rotina de atendimento diário e um fichário, onde são armazenadas as ordens de serviço emitidas ao longo do dia.

Na parte externa, as mudanças visuais estão previstas, mas ainda não começaram porque a pintura está sendo negociada com a empresa que divide o galpão onde funciona a autoelétrica do casal.

Além da pintura das paredes, Gustavo e Joece orçaram a confecção de quatro placas para serem colocadas no galpão, na entrada do posto de gasolina e às margens da BR-116, próximo ao local.

As recomendações do consultor Daniel Keller, do Sebrae-SC, para a autoelétrica:

  • No diagnóstico feito pelo consultor, ele percebeu que era necessário organizar melhor o espaço interno da empresa. Recomendou que fosse instalada uma divisória na sala e que fosse colocada uma gaveta de caixa na mesa de escritório. As duas ações organizariam os ambientes e dariam espaço para guardar as ordens de serviço e os demais documentos.

Continua depois da publicidade

  • Embora a autoelétrica funcione há cinco anos no mesmo local, faltava para a empresa uma identificação visual. Ela não tinha placas, cartões de visita ou comunicação do que é oferecido, seja na área externa do galpão ou nas proximidades do posto de combustíveis anexo, o que poderia auxiliar na captação de novos clientes.