Preservar a cultura austríaca também é o objetivo das comemorações de Natal em Treze Tílias, no Meio-Oeste catarinense, cidade considerada o Tirol Brasileiro. Há mais de 30 anos, as encenações do nascimento de Jesus e os cânticos são feitos em língua alemã, para relembrar os costumes do país que deu origem às tradições do município.
Continua depois da publicidade
Um grupo de aproximadamente 40 pessoas se apresenta na Praça Andreas Thaler, no Centro da cidade, pelo menos quatro vezes nas semanas que antecedem a festa. Entre amadores, atores e músicos, o público assiste à encenação que também promete trazer purificação às famílias.
Essa sensação de limpeza se deve à tradição austríaca. Isso porque, antigamente, um coral visitava as casas acompanhado de uma bruxa para varrer tudo o que houvesse de ruim. O costume só mudou de lugar para se tornar mais acessível e atingir mais pessoas.
Já a figura da bruxa foi deixada de lado há alguns anos no Brasil, porque ela não é vista com bons olhos no país. Na Áustria, de onde vieram os colonizadores de Treze Tílias, a tradição é mantida até hoje.
Conforme Bernardo Moser, coordenador das apresentações há mais de três décadas, tudo é encenado e cantado em alemão. Os atores, adultos e crianças, dividem o palco com o Coral Tiroler Echo e também com alguns animais, que estavam presentes no cenário do nascimento do menino Jesus.
Continua depois da publicidade
– É uma tradição que atravessa os séculos. Fizemos tudo em alemão para preservar os costumes austríacos e as encenações são feitas em praça pública para todo mundo ter acesso – explica.
Além de reviver o nascimento de Jesus, o público que assistir o auto de Natal em Treze Tílias também vai participar, nesta quarta-feira, das encenações de chegada de São Nicolau à cidade. Lembrado em 6 de dezembro, o santo deu origem à tradicional figura do Papai Noel, pois era considerado um homem generoso.
Em Treze Tílias, como mandam os costumes austríacos, ele deve chegar no alto de um caminhão, acompanhado pelos tradicionais diabinhos acorrentados, que simbolizam folcloricamente as coisas erradas que os humanos fazem durante o ano. Os seres metem medo principalmente nas crianças, que prometem acertar para ganhar presentes no Natal.
Agende-se
O quê: Auto de Natal em Treze Tílias
Quando: 5 de dezembro às 20h30min
Quanto: De graça.
Onde: Praça Andreas Thaler, Centro de Treze Tílias, em frente à prefeitura.