A história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres que fazem de tudo para conseguir sobreviver a mais um dia no sertão, será recontada no palco do Teatro Juarez Machado nesta quinta-feira, 5 de outubro, às 20 horas. O espetáculo Auto da Compadecida, da Cia. Caras de Boneco, é resultado da disciplina de Montagem Teatral, do curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e está sendo circulando pelo Estado por meio de parceria do Centro de Artes (Ceart) e da pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade.

Continua depois da publicidade

Os ingressos poderão ser trocados antecipadamente por um quilo de alimento não perecível na recepção da Udesc Joinville, na rádio Udesc ou na Casa da Cultura. Os donativos serão repassados para a Casa do Adalto, entidade que presta assistência de forma voluntária a crianças e adolescentes com doenças hematológicas ou oncológicas.

A peça utiliza o texto original de Ariano Suassuna, que já virou minissérie da Rede Globo (unindo a história de João Grilo e Chicó à dos personagens das peças O Santo e a Porca e Torturas de ter um Coração, também de Suassuna). Suassuna foi o criador do Movimento Armorial, em que mescla elementos da cultura local, como a literatura de cordel, música, além de elementos circenses, com o objetivo de reunir figuras da cultura popular nordestina e obras clássicas da literatura.

Por meio do espetáculo, a companhia busca dialogar com estes elementos utilizando a cenografia, o figurino e a música, e contando com trilha sonora arranjada e orquestrada por integrantes da Orquestra Acadêmica da Udesc. No elenco e na produção, os 15 acadêmicos se revezam nas diferentes funções do espetáculo, que conta com atores, bonecos, além de um cenário que utiliza tecidos e bambus para retratar as mudanças de tempo e ambiente que ocorrem na peça.

Agende-se:

Continua depois da publicidade

O QUÊ: Auto da Compadecida, da Cia. Caras de Boneco

QUANDO: quinta-feira, 5 de outubro, às 20 horas

ONDE: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen

QUANTO: um quilo de alimento não-perecível. A troca pode ser feita na Casa da Cultura, na Rádio Udesc Joinville e na recepção da Udesc Joinville.