Os australianos dominaram o Honda US Open of Surfing, 19ª etapa do World Qualifying Series (WQS) 2004. O título ficou com Taj Burrow, seguido pelo compatriota Trent Munro. Na bateria decisiva, realizada domingo na Califórnia, eles deixaram o norte-americano Cory Lopez em terceiro lugar e o havaiano Frederick Patacchia com a quarta colocação entre 272 surfistas de 19 países.
Continua depois da publicidade
Entre as mulheres, a vitória também foi australiana. Chelsea Georgeson conquistou o bicampeonato em Huntington Beach, com a catarinense Jacqueline Silva ficando em quarto lugar na grande final.
O catarinense Neco Padaratz, mesmo tendo sido eliminado no sábado na quarta bateria das oitavas-de-final, terminou em 17º, ganhou 1.000 pontos e assumiu a liderança do isolada do ranking do WQS 2004, superando o sul-africano Greg Emslie. Os demais brasileiros, contudo, não passaram das quartas-de-final.
Um total de 26 brasileiros competiu nos Estados Unidos. Nesta semana, eles se dividem em duas competições válidas pelo ranking de acesso ao WCT. Dezessete, incluindo o atual campeão mundial Neco Padaratz, foram para o Japão, onde será realizado o quinto evento com nível máximo 6 estrelas da temporada. No ano passado, o Tahara Pro by Billabong foi encerrado com uma dobradinha verde-amarela formada pelo carioca Raoni Monteiro e pelo potiguar Marcelo Nunes no alto do pódio.
Outros 15 escolheram disputar o 4 estrelas de Newquay, na Inglaterra, para já ficar no clima da Europa, pois a partir da próxima semana começa na França uma série de três eventos seguidos, sendo um com nível 5 estrelas e dois com 6 estrelas.
Continua depois da publicidade