O australiano Jake Paterson faturou neste sábado, dia 6, o título de campeão da Rip Curl Cup, em Sunset Beach, no Havaí (EUA). A competição foi válida pela 11ª etapa do WCT 2003, a divisão de elite do circuito mundial de surfe. Com o título, Paterson assumiu a ponta na corrida pela Tríplice Coroa Havaiana – na etapa anterior, em Haleiwa Beach, o australiano terminou em terceiro lugar.
Continua depois da publicidade
Vice-campeão em Sunset e único a obter uma nota 10 na competição, com um tubo sensacional na final, o havaiano Andy Irons por pouco não recuperou a liderança do ranking do WCT 2003. O líder segue sendo o norte-americano Kelly Slater, hexacampeão mundial, mas com apenas 96 pontos de vantagem sobre Irons. A decisão do título ficou para a última etapa da temporada. O Pipe Masters começa ser disputado a partir da próxima segunda-feira, em Banzai Pipeline, também no Havaí.
Entre os brasileiros, o melhor na Rip Curl Cup foi o niteroiense Guilherme Herdy, que venceu a primeira bateria do dia e chegou às quartas-de-final – resultado que garante sua permanência na elite do surfe mundial do ano que vem. Com ondas ruins em Sunset, Herdy terminou em último na bateria em que o havaiano Shane Dorian e o australiano Luke Stedman se classificaram para as semifinais.
O único surfista que ainda pode se classificar em Banzai Pipeline para manter o mesmo número de nove brasileiros no WCT para 2004 é o catarinense Teco Padaratz, que perdeu para os australianos Michael Lowe e Chris Davidson na terceira bateria das oitavas-de-final, logo depois de o paranaense Peterson Rosa ser derrotado na mesma fase.
Na última bateria das oitavas, o irmão de Teco, Neco Padaratz, foi superado por Cory Lopez (EUA) e Darren O?Rafferty (AUS) e acabou saindo do grupo dos 27 que são mantidos no WCT pelo ranking principal. Com isso, o catarinense passou a precisar utilizar o título mundial do WQS 2003 para se manter na divisão de elite, tirando o australiano Troy Brooks da lista dos 15 que sobem pela divisão de acesso.
Continua depois da publicidade