A australiana Layne Beachley conquistou o hexacampeonato do World Championship Tour (WCT), a divisão de elite do circuito mundial feminino de surfe. O sexto título consecutivo da surfista foi garantido durante a disputa do Billabong Pro Maui, em Honolua Bay, no Havaí (EUA).

Continua depois da publicidade

Para chegar ao hexa, Layne contou com a ajuda da compatriota Samantha Cornish, que derrotou nas semifinais a havaiana Keala Kennelly, única ainda com chances de superar a australiana. Com o título garantido, Layne Beachley acabou também sendo superada por Samantha Cornish, que ficou com o título da última etapa do WCT 2003.

A catarinense Jacqueline Silva foi eliminada pela australiana Pauline Menczer na terceira fase, terminando a etapa havaiana em nono lugar. Com isso, Jacque caiu para a 10ª posição no ranking final do WCT 2003 e ficou com a última vaga da relação de surfistas que são mantidas na elite mundial pela listagem da divisão principal. A catarinense terminou em quinto lugar no WQS 2003, uma posição à frente da cearense Tita Tavares. As duas voltam a representar o Brasil no circuito mundial no ano que vem.