Os melhores surfistas com até 21 anos de idade estão competindo na Austrália desde o dia 31 de dezembro, quando começou o prazo de realização da sétima edição do Billabong World Junior Championship, que vai até o dia 8 de janeiro na praia de Narrabeen, em Sydney.

Continua depois da publicidade

O cearense Pablo Paulino vai defender o título de 2004 conquistado no ano passado no mesmo lugar em que o paulista Adriano de Souza também foi campeão da edição de 2003.

O Brasil ainda tem o carioca Pedro Henrique na lista de campeões, que é completada pelo havaiano Andy Irons e pelo australiano Joel Parkinson, único a ser bi da categoria sub-21. A novidade deste ano é a inclusão da categoria feminina, que terá 18 participantes contra 48 da masculina.

Os competidores foram selecionados pelas sete regiões da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP): América do Sul, Havaí, América do Norte, Europa, África do Sul, Ásia e Australasia. O formato de disputa das duas categorias é idêntico ao utilizado no WCT masculino e feminino.

Na disputa pelo título de 2005, o Brasil está representado pelo atual campeão Pablo Paulino (CE) e pelos classificados nas seletivas sul-americanas do Billabong Pro-Teen 2005 que foram: Thiago Camarão (SP), Eduardo Rollins (RJ), Giancarlo Zampieri (SP), Leandro Bastos (RJ) e Thomas Hermes (SC) na categoria masculina e por Thaís de Almeida (RJ) e Diana Cristina (PB) na feminina.

Continua depois da publicidade