A Austrália publicou neste domingo uma estratégia para evitar atentados com veículos em espaços públicos muito frequentados, após o que ocorreu em Barcelona, o último de uma lista que inclui Londres, Berlim e Nice.

Continua depois da publicidade

O relatório dá aos projetistas de espaços um “pacote de ferramentas” para trabalhar quando abordarem a forma de evitar atos terroristas. Foi elaborado depois que 86 pessoas morreram em 2016 em um ataque com caminhão em Nice.

“Como vimos nos trágicos acontecimentos em Paris, Londres, Berlim e Barcelona, os terroristas continuam atacando locais famosos”, disse o primeiro-ministro australiano, Malcom Turnbull, em comunicado.

“A estratégia ajudará proprietários e técnicos a aumentar a segurança, proteção e resiliência de lugares cheios de toda a Austrália”, explicou.

Continua depois da publicidade

Oferece aos negócios e governos locais um guia para analisar a vulnerabilidade dos diferentes locais diante de ataques e como torná-los mais seguros.

Entre as medidas sugeridas há opções dissuasivas, como cercas e circuitos de câmeras, e outras de atraso, como árvores e estátuas para reduzir a velocidade dos veículos.

“Podem ser colocados blocos de cimento, bancos […], obras de arte, degraus, vasos”, explicou Turnbull à imprensa em Sydney.

Continua depois da publicidade

O relatório reconhece que os melhores planos podem não ser suficientes para impedir ataques em locais muito frequentados, mas assinala que as medidas podem reduzir as chances de acontecerem, assim como as suas consequências.

“Para nós este é um combate permanente. É um reflexo trágico de nossos tempos em que precisamos tomar este tipo de medida”, disse neste domingo o ministro dos Transportes, Darren Chester, a Australian Broadcasting Corporation.

“Acredito que, inevitavelmente, haverá restrições que afetarão o dia a dia das pessoas”.

A Austrália também conheceu ataques com veículos. Em janeiro, seis pessoas morreram depois que um automóvel se lançou contra pedestres no centro de Melbourne, embora não tenha sido tratado como ato terrorista.

Continua depois da publicidade

O governo de Sydney se preocupa cada vez mais com o aumento do extremismo em território nacional e, segundo as autoridades, nos últimos anos foram evitados 13 atentados no país.

* AFP