A ausência de médicos pediatras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de São Francisco do Sul motivou uma ação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contra a prefeitura e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). O pedido de liminar, divulgado na segunda-feira (03), requer a contratação dos profissionais para atuar na unidade de saúde.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

MP pede por médicos pediatras na UPA 24 horas

Segundo o MPSC, uma investigação revelou que a UPA 24 horas não contava com médicos pediatras, o que iria contra a Portaria 2.048/2022 do Ministério da Saúde, que exige a presença desse profissional durante todo o horário de funcionamento da unidade.

Ainda conforme o MPSC, a prefeitura alegou que clínicos gerais fazem o primeiro atendimento, e se necessário, encaminham os pacientes para o hospital municipal, onde há pediatras disponíveis 24 horas por dia.

Continua depois da publicidade

Em caso de condenação, o INDSH deverá contratar médicos pediatras para atuar na UPA 24 horas de São Francisco do Sul e o poder público local deverá fiscalizar o contrato de gestão.

O que disseram os envolvidos

A reportagem do NSC Total tentou entrar em contato com os envolvidos no processo. O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano não retornou o contato. O espaço segue aberto para a manifestação da defesa.

Em nota, a prefeitura de São Francisco do Sul afirmou que não foi citada oficialmente e que, após a citação, deve cumprir com a determinação judicial. Confira na íntegra.

A Prefeitura de São Francisco do Sul informa que, até o momento, não foi citada oficialmente do referido processo. Assim que houver a devida citação, cumprirá prontamente a determinação judicial, seja para a prestação de informações ou para a contratação de profissional, conforme o que for estabelecido. Reafirmamos nosso compromisso com a saúde da população e ressaltamos a capacidade técnica e a dedicação dos profissionais médicos que atuam no município, garantindo atendimento qualificado a todas as faixas etárias, desde crianças até idosos.

Continua depois da publicidade

Leia também

Troca de tiros e perseguição termina com dois homens presos em Joinville

Após tentar atropelar policial no PR, homem é preso em hospital de Joinville