O leitor Thiago de Souza encaminhou um pedido ao setor competente da prefeitura de Florianópolis, preocupado com a situação (ou quase inexistência) da faixa de segurança para pedestres em frente à Escola Básica José do Valle Pereira, no bairro João Paulo.
Continua depois da publicidade
Como muitas crianças fazem uso dela para cruzar a rua antes ou depois das aulas, o perigo de um atropelamento é constante, até porque poucos motoristas respeitam o limite de velocidade e alegam a "inexistência" de faixas no local. Recebi do diretor de Operações de Trânsito (Diope), Fabrício Justino, a informação de que eles estão apenas aguardando a recolocação das lajotas daquela via pública (que deverá passar por uma revitalização), para imediatamente repintarem a faixa.
Continuaremos atentos e, por enquanto, peço a atenção e a consciência dos motoristas, e apresento uma sugestão que renderia grandes frutos. Por ora, a própria escola poderia iniciar um trabalho de educação para o trânsito, elegendo alguns de seus alunos para atuarem como uma espécie de "Guarda Mirim" (motor do trânsito) nos períodos de entrada e saída das aulas, orientando os motoristas a pararem seus veículos para o cruzamento das crianças. Trabalhos semelhantes existem pelo Estado e um deles que posso destacar é do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli (Ceplas), de Rio do Sul, que tive o prazer de testemunhar há alguns meses.
Confira mais notícias da Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade