Mesmo para quem cresceu e pretende passar a vida inteira em Aurora, a cidade não perde o encanto. A cidade é tranquila, mas também tem coisas a oferecer mesmo aos mais jovens. Há barzinhos, danceterias e quadras de esportes. Quem olha atentamente o pequeno município, vê que o Centro se transformou. Há loteamentos sendo abertos e gente chegando de todos os lados em busca de calmaria. Aurora se manteve nos mais de 50 anos de emancipação com a plantação de cebola e de tabaco. Mas ao contrário de outros lugares rurais, onde as pessoas deixam o campo para buscar a cidade, desta vez são os moradores dos grandes centros que seguem rumo às paisagens campesinas.

Continua depois da publicidade

Essa mudança na migração tem tornado a pequena cidade muito mais que uma rota de passagem de Ituporanga para Rio do Sul. Tem feito os moradores e os visitantes valorizar os lugares, as casas coloniais, os sítios e as praças.

Hoje o Centro, que conta com um hotel, três ou quatro restaurantes e um pequeno comércio, tende a se expandir. E quem sabe um dia os jovens não precisarão mais sair da cidade para estudar e cada vez mais será ampliada a infraestrutura, conforme são recebidos os novos moradores.

Vilmar Zandonai

Prefeito

Continua depois da publicidade

_A cidade tem de especial a gentileza do nosso povo.

SAIBA MAIS

População: 5.561 habitantes.

Localização: no Vale do Itajaí, a 13,5 km de Rio do Sul

Área: 206,95 quilômetros quadrados

Emancipação: 08/4/1964

Características: cidade rural que sobrevive com plantação de cebola, tabaco e milho

Particularidades: apesar de pequena, a cidade tem quatro times de futebol: o São Martinho Esporte Clube, o Serra Acima Futebol Clube, a Aurora Esporte Clube e o Flamengo do Chapadão.

Atrações: turismo rural