Os estragos provocados pela chuva de quinta e sexta-feira levaram dois municípios catarinenses a decretar situação de emergência. Aurora, no Vale do Itajaí, comunicou o alerta neste sábado e Orleans, na sexta-feira. Além destas cidades, outras 10 registraram danos decorrentes dos temporais. Na última noite, o volume de chuvas foi menor e não foram registradas novas ocorrências. Contudo, pancadas de chuva são esperadas para todas as regiões neste sábado entre o fim da tarde início da noite.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil, em Orleans, a enxurrada e o vendaval atingiram 20 casas e deixaram seis famílias desalojadas. Duas escolas também foram danificadas. Uma delas, a Santos Spricigo, teve todo o telhado quebrado e perderam-se a mobília e os aparelhos eletrônicos.

Em Aurora, duas casas e um automóvel ficaram destruídos. Houve alagamento e deslizamento de cerca de 70 metros em uma área do município. Seis pontes foram danificadas.

O alagamento em Blumenau interditou dois bairros. Uma casa desabou ferindo dois adolescentes e uma senhora. Outras cinco residências apresentam risco de caírem caso os temporais continuem fortes.

Continua depois da publicidade

Os municípios de Itajaí, Penha, Ituporanga também registraram alagamento. Em Navegantes, foram 100 casas atingidas, em Camboriú, 30 casas. São Bento do Sul registrou enxurrada, 55 casas atingidas por alagamento e dois por movimentação de solo.

A chuva e o vendaval deixaram 12 casas destelhadas em Ibirama. Há árvores caídas e três bairros estão sem energia elétrica.