Aumentou de 11 para 19 o número de pontos de deslizamentos de terra em São Francisco do Sul. Segundo a Defesa Civil, seis famílias precisaram ser desalojadas para outros locais. Até esta quinta-feira, a Prefeitura havia orientado três casas a desocuparem os imóveis.

Continua depois da publicidade

Apesar de a chuva ter dado trégua, o aumento no número de ocorrências aconteceu por causa da enxurrada dos últimos dias. Os estragos foram registrados nos bairros Rocio Pequeno, Rocio Grande, Acaraí, Centro e Paulas. Entre quarta e quinta foram 146 milímetros de chuva em 12 horas, o equivalente ao previsto para um mês. A Defesa Civil e os Bombeiros Voluntários atenderam cerca de 50 chamados, entre casos de alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e muros.

A Defesa Civil e o Governo Municipal já preencheram o formulário de informações do desastre (FIDE). O relatório foi encaminhado ao Estado e, depois do reconhecimento da situação de emergência, o município deve realizar a compra de itens para ajudar as famílias, como colchões e materiais de limpeza. Além disso, será acionado o Plano de Ajuda Mútua, que pretende contar com a ajuda de maquinários e mão de obra dos municípios de Araquari e Balneário Barra do Sul.

O atendimento no Centro Integrado Multiuso está suspenso até a segunda-feira (15. O local precisou ser fechado por causa dos estragos causados pela chuva.

Já em Joinville, a Defesa Civil registrou três ocorrências por causa da chuva. A mais grave delas aconteceu na rua Sereias, no bairro Jarivatuba, zona Sul da cidade.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Recomendações da Defesa Civil/SC

Alagamentos/inundações: Evite o contato com a água e não dirija em lugares alagados. Não transite em pontilhões e pontes submersas e tome cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Observe qualquer movimento de terra ou rochas próximos de sua residência, inclinação de postes, árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros 193.