A preocupação dos lojistas com o aumento do preço da energia motivou a FCDL a negociar com o Badesc e o BRDE uma linha de financiamento para o setor. O objetivo é conseguir recursos subsidiados para a troca de lâmpadas, mostruários e geladeiras, por exemplo, por equipamentos com melhor eficiência energética.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região

Em passagem por Jaraguá do Sul nesta semana, o presidente da FDCL, Ivan Roberto Tauffe, se mostrou preocupado com os reflexos diretos e imediatos da alta da energia no caixa dos estabelecimentos comerciais. As tratativas estão avançadas, mas ainda não há uma resposta definitiva das entidades financeiras.

Outra frente de discussão do segmento está nos prejuízos com furtos e assaltos. Na troca de informações sobre o assunto com representantes catarinenses, duas sugestões foram colhidas por Neivor Bussolaro, diretor distrital de Jaraguá, que pretende buscar adesões na região. O Projeto Vizinho Solidário, já adotado com sucesso em residências, envolveria comerciantes próximos como forma de proteção local. Também há possibilidade de instalação de câmeras de vigilância – com custo dividido entre três ou cinco lojas – para o monitoramento coletivo de fachadas.

SPC

Continua depois da publicidade

A FCDL prepara para o final do ano o lançamento de produtos ligados a custo e inadimplência. Um programa que calcula o real preço de custo dos produtos – incluindo gastos com logística, armazenamento e até trabalhistas – vai ajudar o lojista a avaliar melhor o valor de venda das peças.

Inadimplentes

Para quem tem dívida no comércio, a ferramenta vai disponibilizar o boleto pela internet. As lojas precisam aderir e cadastrar as contas atrasadas, mas pelo menos assim o cliente foge do constrangimento de ir até o estabelecimento.

Encontro distrital em Jaraguá

O primeiro encontro de diretores distritais da FCDL ocorreu em Jaraguá do Sul, no último final de semana. Mais de cem lojistas estiveram na Estância Ribeirão Grande participando de discussões e treinamentos. Muitos participantes trouxeram a família e aproveitaram para passear pelo Seminário Coração de Jesus, em Corupá, e fazer compras em outlets da região. Mais um ponto para o turismo e a economia.

FCDL convoca manifestação contra feiras itinerantes em Brasília

Com a volta dos trabalhos no Congresso Nacional, as entidades se mobilizam para pressionar senadores e deputados por uma fiscalização mais rígida das feiras itinerante. A alteração no teto do Simples será outra bandeira do segmento, que defende que a renúncia em impostos na ordem de R$ 4 bilhões pelo governo federal seria compensada rapidamente com o impulso na geração de empregos, renda e investimentos.

Continua depois da publicidade