Os preços dos trajes para a Oktoberfest variam em cada loja, mas uma percepção é unânime entre os comerciantes de Blumenau: a ansiedade pela festa é tanta que a procura pela roupa típica aconteceu mais cedo neste ano. A demanda saltou a ponto dos locais anteciparem as vendas. Tem loja que já calcula faturamento 30% maior em relação a 2019, quando houve a última edição da festa.

Continua depois da publicidade

> Acesse a página da Oktoberfest Blumenau 2022 no NSC Total

Antes da pandemia era comum a clientela de Silvana Coradini começar a procurar os trajes típicos no final de setembro. Neste ano, porém, depois de muitas pessoas pedirem, ela decidiu oferecer as peças para as “fridas” em agosto.

— Está superprocurado desde então, é nosso segundo Natal — comemora.

Na loja de Alessandra Luchini a largada para as compras de trajes foi dada em maio. Boa parte das pessoas passou a pesquisar preço nesse período, mas teve também quem garantiu o item antes do segundo semestre. Nas conversas com as clientes, a comerciante ouviu muitas frases repetidas:

Continua depois da publicidade

— Teve quem disse que deixou de servir nesses últimos dois anos e muitos falam o quanto estão ansiosos pela festa, que acreditam que vai ser muito boa — conta Alessandra.

>Oktoberfest Blumenau virtual e fora de época é a nova aposta de lojistas da Vila Germânica

> Blumenau estuda ampliação da Vila Germânica

Para dar conta da demanda, ela aumentou a produção dos trajes em 40%. O faturamento, até o final de agosto, já era 30% maior em relação ao mesmo período em 2019, revela.

As clientes de Ariane de Liz Freitas também passaram a procurá-la em maio. Agora, diz viver o pico das vendas. Em 2019, vendeu R$ 400 mil em trajes e acessórios. A essa altura, já está quase superando esse valor. Junto com a mãe e a irmã, a jovem oferece peças modernas, mas sem perder as características típicas de origem da Bavária.

Qual o valor dos trajes?

Estar de “fritz” e “frida” na festa aumenta a sensação de protagonismo nos visitantes da Oktoberfest Blumenau. Seja em grupo ou individualmente, o folião busca trajes bonitos e com preços que caibam no bolso — uma pesquisa feita pelo Santa mostra a média de valores em algumas lojas do município.

Continua depois da publicidade

Como foi o último desfile da última Oktoberfest Blumenau