Num período de quatro meses, o aumento na fatura de água de José Heleodoro Neto fez diferença no bolso do morador em Joinville. Segundo ele, o valor saltou de R$ 34 reais no mês de julho para R$ 70 reais na fatura que vence em outubro.
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Até o momento, José não identificou problemas com a tubulação interna, e decidiu entrar em contato com a Companhia Águas de Joinville para esclarecer o aumento, uma vez que, em sua opinião, há um problema que deve ser resolvido pela empresa distribuidora.
– Moro sozinho e tenho certeza que não consumi todo esse valor em apenas um mês. O total vem aumentando gradativamente desde então. Compreendo que no início eu só pagava a taxa básica, e houve apenas um aumento pequeno nessa taxa, que não fez tanta diferença, pois meu padrão de consumo não mudou -, afirma.
De acordo com a Companhia Águas de Joinville, para solucionar possíveis problemas na rede interna, já que foi registrado um aumento de 12 para 19 metros cúbicos de consumo, o morador deve contratar no mercado um profissional de confiança para verificar seu sistema de encanamento.
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– Acho esse aumento na conta uma afronta contra o consumidor. Procuro sempre economizar água em todas as atividades que realizo, e não entendo o motivo desse valor -, reclama.
Segundo Marilise Rosa, coordenadora de serviços comerciais da companhia, um dos serviços que o cidadão pode solicitar é aferição de hidrômetro. Essa verificação analisa o funcionamento do hidrômetro e é solicitado pelo cliente quando o mesmo contesta a correta regulação do aparelho.
– Caso o hidrômetro for aprovado, isto é, estiver operando dentro dos padrões exigidos pela Inmetro, informamos que será cobrado na próxima fatura o valor do serviço solicitado pelo cliente_uma taxa de R$ 21 reais. Já caso o hidrômetro seja reprovado, apresentar submedição ou sobremedição, não haverá cobrança e o hidrômetro será substituído sem custo para o morador -, explica.
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