Nos últimos dias, as cidades do Norte catarinense têm lidado com um aumento significativo na busca por atendimento em postos de saúde e unidades básicas por pacientes com sintomas de gripe e Covid-19. Os maiores destaques são Balneário Piçarras que, em apenas quatro dias, registrou aumento de 300% da demanda, e Araquari que, em um dia, teve pico de 385%.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo Milena Castro, enfermeira responsável pela ala Covid no Pronto Atendimento 24 horas de Balneário Piçarras, a busca por atendimento saltou logo após o início do ano.
Conforme os dados, no período de 4 de dezembro de 2021 a 4 de janeiro, a UPA passou de 3.713 atendimentos para 5.199. Milena explica que as principais queixas dos pacientes são dores no corpo, cabeça e garganta e também febre alta.
Além do aumento na procura, Piçarras também tem enfrentado aumento de casos positivados de Covid-19. No dia 23 de dezembro, por exemplo, havia 10 casos ativos e 37 monitorados. Já no boletim divulgado na última quarta-feira (6), os casos positivos subiram para 32, enquanto que 78 estão em monitoramento.
Continua depois da publicidade
Como medida de prevenção, o município ampliou a testagem de pacientes com sintomas gripais e, para mais rapidez nos resultados, estão sendo utilizados testes rápido de antígeno.
Araquari tem 700 atendimentos em um único dia
Araquari registrou um pico de 700 procedimentos em apenas um dia na última quarta-feira no Pronto Atendimento Aci Ferreira de Oliveira, a Upa 24h. Deste número, 400 pessoas buscaram a unidade com síndrome gripal. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a média diária, até dezembro, era de 77 atendimentos por dia.
Apesar disso, de acordo com informações da prefeitura, não há, no momento, a confirmação de casos positivos dos vírus da Influenza A, ou H3N2. Todos os casos aguardam confirmação e os exames estão sendo realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) e particulares.
Com alta na demanda, o local chegou a registrar filas e o tempo de espera, em alguns casos, chegou a ser de quatro horas. Além disso, desde o início de janeiro, 18 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 no município. A prefeitura segue monitorando a evolução dos casos e tomará novas medidas, caso haja necessidade.
Continua depois da publicidade
Campo Alegre triplicou demanda
A procura pela saúde pública em Campo Alegre triplicou nos últimos sete dias. De acordo com o município, durante o recesso de fim de ano, as unidades básicas estavam fechadas e os atendimentos foram concentrados no hospital São Luiz.
Com base nos dados, em dezembro, o hospital recebia cerca de cinco pacientes por dia. Neste mês, o número passou para 100. A maior parte dos pacientes buscou a unidade de saúde com sintomas respiratórios. Em um comparativo entre 26 de dezembro e 4 de janeiro, o número de casos suspeitos de Covid-19 e síndrome gripal também aumentou na cidade e passou de um caso para 36 em monitoramento.
Diante disso, a prefeitura tem orientado a população a manterem o isolamento domiciliar e outras medidas de prevenção, como o uso de máscaras. Além disso, nesta quinta-feira (6), as quatro unidades de saúde básica do município retomaram o serviço e a prefeitura segue monitorando os casos na cidade para avaliar a necessidade de novas medidas.
Garuva aumenta demanda em 60%
Em Garuva, nos últimos dias, cerca de 3.700 pessoas buscaram atendimento na saúde do município com sintomas gripais. Este número representa um aumento de 60% na demanda do serviço público.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, foram registradas filas nos locais de atendimento, mas a situação se normalizou a partir desta quinta-feira. Houve também aumento da busca por testes de Covid-19, no entanto, não houve casos positivados recentemente.
Por causa da demanda, além da Upa, as outras cinco unidades básicas de saúde de Garuva também passaram a atender pacientes com sintomas gripais.
Canoinhas vai de zero a 78 casos ativos de Covid
Canoinhas foi de zero casos ativos de Covid-19 em dezembro a 78 positivados com a doença neste início de 2022, segundo dados do município. A Secretaria Municipal de Saúde da cidade informou que houve aumento da procura por atendimento nos serviços públicos de pacientes com sintomas respiratórios, mas não não soube precisar a demanda.
Quatro unidades básicas de saúde atendem no município e, apesar da grande procura, não houve registros de filas. O município orienta que a busca por atendimento na Upa deve ficar limitada aos casos de urgência e emergência e, em caso de sintomas respiratórios, deve-se procurar o postinho de saúde mais próximo de casa.
Continua depois da publicidade
São Bento mantém unidades de saúde abertas
Diferente dos últimos anos, São Bento do Sul manteve as unidades de saúde abertas durante o período de recesso neste 2022. Os locais oferecem atendimento médico, de enfermagem e aplicação de vacinas, inclusive para imunização contra a Covid-19, por conta da alta demanda.
Dados do município mostram que, de 20 de dezembro a 5 de janeiro, 10.020 atendimentos foram realizados nas unidades de saúde abertas, principalmente a pacientes com síndrome gripal, dores de garganta, viroses e pressão alta, além de atendimentos a gestantes e crianças. Foram realizadas também cerca de 1.400 consultas médicas. Destas, 6% são queixas respiratórias.
Neste mesmo período, 16 pessoas testaram positivo para a Covid-19. Todas apresentaram sintomas leves, estão medicadas e em isolamento domiciliar.
Itapoá amplia testagem
Diante deste cenário de aumento de casos de Covid e gripe, Itapoá ampliou os locais de testagem contra o coronavírus. Segundo o município, mais profissionais da saúde – entre enfermeiros e médicos – foram contratados.
Continua depois da publicidade
O município conta com cerca de 21 mil habitantes, mas, durante a temporada de verão, mais de 300 mil pessoas chegam a circular pela cidade. Por isso, a prefeitura tem acompanhado a evolução dos casos de pacientes que buscam as unidades de saúde com sintomas gripais.
Até o momento, na maioria os casos, os sintomas têm se apresentado leves e os pacientes têm recebido tratamento ambulatorial, sem a necessidade de internações. Do dia 4 de janeiro ao dia 5, a cidade passou de 28 para 63 casos ativos de coronavírus.
Mafra faz campanha para testes rápidos
Mafra iniciou nesta quinta-feira uma campanha para ofertar testes rápidos de Covid-19 em pontos estratégicos da cidade. A Upa do município entrou em atendimento de contingência, separando os sintomáticos padrão de covid.
As ações acontecem na Praça Guilherme Abry, (Praça dos Bancos), com equipe técnica atendendo diariamente até sábado, das 8 às 18 horas, na unidade móvel do município.
Continua depois da publicidade
A medida visa agilizar o diagnóstico da Covid, tanto para promover o isolamento do paciente o mais breve possível, evitando assim a disseminação da doença, quanto para uma recuperação mais rápida. A Prefeitura lembra ainda que todas as ESFs do município, com sala de vacina estão atendendo normalmente, aplicando as doses contra Covid-19 e Influenza.
Guaramirim tem aumento de casos de Covid
Guaramirim também registrou aumento nos casos de Covid-19 nos últimos dias. Além disso, o município também teve um aumento na procura de atendimentos para sintomas gripais no Centro de Triagem do Coronavírus e também no Hospital Municipal Santo Antônio.
No momento, conforme o último boletim epidemiológico divulgado, há 102 pessoas em tratamento para a doença na cidade, a maioria em isolamento domiciliar.
Outras prefeituras da região
A reportagem do jornal A Notícia também entrou em contato com as prefeituras de Barra Velha, Barra do Sul, Jaraguá do Sul e Corupá, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno sobre a situação dessas cidades diante do aumento de casos de covid e gripe em todo estado.
Continua depois da publicidade
Assim que os municípios se manifestarem, a reportagem será atualizada.
Leia também
Joinville volta a ter aumento no número de casos ativos de Covid
Surto de gripe lota emergência de hospitais em Joinville: “Situação crítica”