Os acidentes com morte envolvendo energia elétrica aumentaram 5% em relação ao último ano. Só em 2019 já foram seis mortes registradas. As informações são da NSC TV.

Continua depois da publicidade

Segundo a Celesc, em 2018, dos 871 acidentes envolvendo energia elétrica no Brasil, foram 168 mortes. Em Santa Catarina, de 2013 até hoje, foram 37 acidentes com vítimas fatais.

A principal causa do problema é a falta de cuidado durante a manutenção ou construção de prédios.

Precaução

Em entrevista à NSC TV, Renato Borba Rolin, gerente do Núcleo Grande Florianópolis da Celesc, conta que há um foco maior na segurança de construções civis, já que mesmo mantendo uma distância entre a rede elétrica e os trabalhadores, em certas ocasiões, como em trabalhos externos, o contato é mais próximo e as chances de acidentes aumentam.

Rolin também cita algumas dicas e cuidados específicos para a área rural:

Continua depois da publicidade

— A área rural também é um de nossos grandes focos. Estamos dando uma atenção especial para os maquinários agrícolas, que têm que tomar cuidado para não encostar na rede elétrica. Além disso, focamos muito na movimentação de tratores pois, com os postes na zona rural, o veículo pode derrubar um poste e ter o contato com a rede.

O presidente também recomenda cuidado com os objetos que caem nas redes elétricas em zonas urbanas:

— A gente indica não buscar o objeto pela alta tensão da rede elétrica. Se necessário, acionar a Celesc, que tem um call center que está disponível 24h, todos os dias da semana no 0800 48 0196.