O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal no sábado matou 6.204 mortos – cifra que inclui principalmente nepaleses, mas também indianos e moradores do Tibete. Esse número, divulgado na noite desta segunda-feira, ainda pode subir. O tremor de terra também causou danos em casas, prédios, templos e monumentos e ainda deixou e 13.932 feridos
Continua depois da publicidade
Desde o terremoto, moradores e turistas procuram sobreviventes nos destroços. Alguns feridos acabaram sendo tratados fora dos hospitais, superlotados devido à dimensão do desastre.
Famílias aguardam contato de parentes brasileiros no Nepal
Comunidade internacional se mobiliza para ajudar vítimas
Pelo menos 18 pessoas foram mortas no Monte Everest, onde o tremor causou várias avalanches.
Continua depois da publicidade
– Os relatórios da devastação ainda estão chegando e os números de mortos, feridos e afetados por este terremoto continuam a subir – disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em um comunicado.
EUA, Índia e China anunciam ajuda a países atingidos por terremoto
“Fui o último a sair e loja quase me engoliu”, diz turista brasileiro no Nepal
Tremores secundários, um deles de magnitude 6,7, ocorreram na noite de sábado e na manhã de domingo, obrigando as pessoas na capital nepalesa a passar a noite ao relento ou em tendas de campanha.
– Não conseguimos dormir durante toda a noite. Como poderíamos ter dormido? O chão não parava de tremer. Só nos resta rezar para que isso termine e possamos voltar para as nossas casas – disse Nina Shrestha, uma jovem que trabalha no setor das finanças.
As réplicas também provocaram novas avalanches no acampamento base do Everest, segundo montanhistas presentes, logo depois que helicópteros de salvamento evacuaram os feridos da avalanche de sábado. O porta-voz do Departamento de Turismo, Tulsi Gautam, informou que 61 pessoas ficaram feridas no local.
Continua depois da publicidade
– Não sabemos suas nacionalidades, mas a maioria deles seriam estrangeiros – disse à AFP Ang Tshering Sherpa, presidente da associação nepalesa de montanhismo.
Os Estados Unidos anunciaram o envio de equipes de socorro e o desbloqueio de uma primeira parcela de um milhão de dólares. Especialistas da União Europeia viajarão à zona afetada e Berlim, Londres, Paris e Madri prometeram ajuda, enquanto a Noruega anunciou o desbloqueio de 3,5 milhões de euros.
Veja onde ocorreu o terremoto:
Terremoto no Nepal atinge expedição de montanhista brasileiro no Everest
Avalanche mata montanhistas no Everest após terremoto
FOTOS: prédios e templos são destroçados pela natureza no Nepal