A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) informou neste sábado (2) que aumentou no número de pessoas com máscaras após a determinação que tornou o uso obrigatório a partir do dia 1º de maio. Segundo Ivan Couto, comandante da Guarda na Capital, antes a percepção era que 50% da população estava utilizando o item. Agora são raros os casos de pessoas circulando sem a proteção.

Continua depois da publicidade

— A percepção da Guarda Municipal com relação à adesão das pessoas, a partir do dia 1º de maio, com relação à obrigatoriedade do uso de máscaras na Beira-Mar Norte, Beira-Mar Continental e também no Centro, é muito positiva. A gente tinha a impressão de que 50% das pessoas estavam utilizando máscaras antes dessa determinação na orla da Beira-Mar. Hoje esse número subiu para 90% — disse Couto.

Quem é avistado sem a máscara recebe alerta sobre o uso obrigatório. Conforme Ivan Couto, as pessoas estão aceitando bem a orientação.

— Com raras exceções e agente vê pessoas de bicicleta ou correndo, que ainda assim são abordadas, orientadas e aceitam a regra de usar a máscara. No Centro, a maioria esmagadora já está usando.

O comandante da Guarda Municipal diz ainda que a cobrança vem partindo da própria população.

Continua depois da publicidade

— É interessante perceber como a população está cobrando e exigindo que o outro também utilize a máscara. É importante ter essa conscientização.

Veja foto das pessoas pelas ruas da Capital:

(Foto: Diorgenes Pandini / NSC)
(Foto: Diorgenes Pandini / NSC Total)
(Foto: Diorgenes Pandini / NSC Total)
(Foto: Diorgenes Pandini / NSC Total)

Leia mais:

Hotéis, shoppings e templos devem medir a temperatura das pessoas na Capital

Guarda Municipal reforça efetivo para fiscalizar uso de máscaras em Florianópolis

O vírus está nas roupas, nos sapatos, no cabelo ou no jornal? Veja a resposta