As aulas em uma creche de Ascurra estão suspensas depois que um surto da doença mão-pé-boca foi identificado entre as crianças da unidade. Em 10 dias, 50 crianças da creche Onorata Zonta Dalfovo, em Ascurra, foram diagnosticadas com a doença mão-pé-boca. Os sintomas da maioria das crianças começaram com febre e dor de garganta. Depois apareceram pequenas lesões nas pernas e embaixo do pé.

Continua depois da publicidade

Apesar de contagiosa, a mão-pé-boca não é uma doença considerada grave. Ela começa com uma febre seguida por manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe. Bolhas nas palmas das mãos, sola dos pés e região genital geram mal estar e acabam com o apetite dos pequenos.

O médico do posto de saúde próximo à creche de Ascurra, Giórgio Novais, explica que o vírus está no ambiente e vai passando de uma criança para a outra após o primeiro contágio. Ainda sem terem o diagnóstico e a orientação de evitar exposição, as crianças com a doença continuaram frequentando a creche e acabaram transmitindo o vírus pros colegas.

A vigilância sanitária do município determinou o fechamento da creche para a higienização e erradicação do vírus. Até a próxima segunda-feira as aulas estão suspensas. Segundo a coordenadora da creche, Sandra Maria Zimath, nesse período vai ser feita uma limpeza geral no prédio. As crianças que foram diagnosticadas com a doença só voltarão para as aulas após aval do médico. (Com informações de Eduardo Cristofoli, da NSC TV).

Continua depois da publicidade