A Justiça determinou o retorno imediato das aulas presenciais em São José, na Grande Florianópolis. O município aderiu na segunda-feira (15) ao decreto conjunto das cidades da região que suspendeu por uma semana atividades na modalidade em instituições de ensino públicas e privadas de todos os níveis educacionais. O texto foi publicado na terça-feira (16) pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O juiz Otávio José Minatto pediu a suspensão apenas do trecho do decreto que trata sobre as aulas. Assim, as demais restrições seguem em vigor no município.

A prefeitura de São José disse que foi notificada e que acatará a decisão judicial. Assim, as aulas na rede municipal retornam na quinta-feira (18). Já a rede privada pode retomar a atividade ainda nesta quarta-feira (17), conforme organização de cada instituição. O município disse ainda que a Procuradoria avalia como irá se manifestar sobre o caso.

> CRM-SC é contra a suspensão das aulas presenciais na Grande Florianópolis

Continua depois da publicidade

A ação foi movida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que justificou que o decreto conjunto coloca as aulas em segundo plano. Para o MPSC, atividades não essenciais foram privilegiadas em relação à educação, que é considerado um serviço essencial em Santa Catarina.

> Cidades da Grande Florianópolis definem restrições em conjunto contra a Covid-19

O órgão coloca que antes de fechar escolas, o decreto deveria fechar todos os setores não essenciais.

Entenda o decreto

Em conjunto, os prefeitos das 22 cidades da Grande Florianópolis decidiram adotar novas restrições para tentar conter o avanço da pandemia de coronavírus na região. Uma minuta foi elaborada na segunda-feira (15) e publicada pelas prefeituras nas horas seguintes.

> Decisão sobre lockdown em SC será discutida por técnicos da Saúde nesta quarta-feira

Além da suspensão das aulas presenciais, o decreto determinou o fechamento dos serviços não essenciais entre 18h e 6h. Das 6h às 18h, as atividades seguem permitidas. As regras valem até o dia 23 de março.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Grupo que vai decidir sobre lockdown em SC é formado por técnicos da saúde, entidades e PM

Vídeo: animação mostra a evolução por Estado dos casos de coronavírus em 1 ano de pandemia

“Lockdown no Brasil ainda não aconteceu”, diz secretário de Saúde de SC em visita a Joinville