Começam nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, as aulas na rede municipal de Florianópolis para 30 mil crianças e adolescentes. Elas reencontram os mais de 6 mil professores que já haviam retornado ao trabalho na segunda-feira para reuniões pedagógicas. Ao todo, 78 creches e 36 escolas reabrem as portas à comunidade escolar.

Continua depois da publicidade

Estão matriculados 17 mil alunos no ensino fundamental e 13 mil na educação infantil. Segundo a Secretaria de Educação, ainda estão abertas 2.124 vagas para o fundamental. As famílias que não conseguiram matricular seus filhos podem procurar a unidade de ensino mais próxima do seu bairro, levando os documentos da criança.

Mesmo com vagas em aberto, a prefeitura promete entregar, até o final do ano, mais duas escolas, uma em Ratones, no norte da Ilha, e outra que é uma grande demanda da comunidade da Tapera, no sul. Ainda sem nome, ela será a primeira escola municipal do bairro.

É o desejo do Deonardi Martim dos Santos, de 29 anos, trabalhador da construção civil e pai do Vitor Gabriel, de oito. O menino passou para o terceiro ano, mas a família, que mora na Tapera, precisa levar o guri todos os dias até o Ribeirão da Ilha, onde ele estuda na Escola Batista Ferreira.

— Eu pagava uma van pra levar ele até a escola. Mas dava mais de R$ 150, e isso já é o leite de todo o mês. Saía muito caro! Agora estou levando ele de carro, mas seria muito melhor se ele pudesse estudar aqui no bairro — conta o manezinho.

Continua depois da publicidade

857 crianças na fila de espera

A escola da Tapera deve ter capacidade para até 400 estudantes por turno. Já a do Ratones poderá receber 455 alunos em cada período. No entanto, quanto à educação infantil, atualmente há 857 crianças na fila de espera. De acordo com a Secretaria de Educação, nessa fila só constam os pequenos de quatro meses a três anos, enquanto dos quatro aos cinco anos já estão todos matriculados.

A prefeitura espera colocar em funcionamento, já no primeiro semestre, cinco novos núcleos de educação infantil municipal (Neim). A promessa é que estejam à disposição da comunidade escolar a creche Antonieta de Barros, na Vila Aparecida, a de Capoeiras, Tapera, Rio Tavares e Agronômica. Juntos, deverão abrir em torno de 800 vagas novas vagas.

A intenção é zerar a fila de espera. A Secretaria de Educação informou que o número de crianças fora da creche vem diminuindo a cada ano. Em 2017, eram 3.872 famílias em busca de uma vaga. No final de 2018, esse número havia caído para 1.184.

Há ainda a previsão de que as reformas do Neim Joel Rogério de Freitas, na comunidade do Monte Cristo, e da Escola Básica Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, devam ser concluídas até março. Já a nova escola de Ponta das Canas, no extremo norte da Ilha e com capacidade para 420 estudantes por turno, ainda não tem data para inauguração.

Continua depois da publicidade

— Temos algumas reformas em andamento que não vão atrapalhar o nosso calendário escolar — garante o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

Outras informações sobre vagas na rede municipal de ensino podem ser adquiridas própria Secretaria de Educação. Ela fica na Rua Conselheiro Mafra, 656, Centro de Florianópolis. O telefone é (48) 3251-6135.

NÚMEROS

Total de professores: 6 mil

Total de alunos: 30 mil

Férias de inverno: 13 a 28 de julho

Fim do ano letivo: 22/12