A discussão sobre as aulas não presenciais no cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está entre a retomada no dia 15 ou 22 de junho. Diretores dos centros e representações estudantis precisam apresentar sugestões até esta quinta-feira (28) para a reitoria bater o martelo sobre a data.

Continua depois da publicidade

Porém, o retorno às aulas pode sofrer mudanças em algumas cidades devido à manifestação do governo do Estado, sobre a estratégia de regionalização das medidas de combate ao coronavírus em SC. O novo plano deve ser adotado a partir da próxima segunda-feira, 1º de junho, para que os municípios decidam flexibilizar ou não a quarentena.

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Segundo a reitoria da universidade, os diretores-gerais terão autonomia para decidir pelo retorno presencial em algumas disciplinas práticas, de acordo com as realidades regionais. Cada caso será avaliado com bastante cuidado e responsabilidade. Se a opção for pela volta de aulas com alunos nas unidades, as medidas de prevenção deverão ser respeitadas.

– Obviamente, é uma boa notícia para nós da Udesc porque as aulas práticas daqueles cursos que necessitam podem voltar gradativamente, evitando aglomerações e tomando todos os cuidados. Já fizemos um mapeamento de risco, um guia para a volta das atividades. Então, a universidade está preparada também para o retorno presencial – declarou o reitor Dilmar Baretta.

Continua depois da publicidade

Confira a entrevista na íntegra para a CBN Diário:

As aulas presenciais estão suspensas nos cursos de graduação da Udesc desde o dia 17 de março. Na modalidade a distância, as atividades retomaram no início do mês. Já as aulas de mestrado e doutorado voltaram de forma remota na última segunda-feira.