Mais de 520 mil estudantes retornaram as aulas nas 1.054 escolas de Santa Catarina nesta quarta-feira (8). Além da expectativa que marca o início do ano letivo, o governo estadual também aproveitou o período para apresentar as metas para a educação catarinense, principalmente para melhorias na infraestrutura e qualificação dos professores.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No Instituto Estadual de Educação (IEE), mais de 5 mil alunos retornaram as atividades. Para receber os estudantes, nos últimos dias, professores e gestores passaram por atividades de preparação e capacitação, com o objetivo de garantir o acolhimento durante o primeiro dia.
— Tivemos uma semana de preparação e capacitação, onde preparamos todo um acolhimento especial para o aluno para garantir o aconchego, para que ele se sentisse seguro e para a aprendizagem ser mais eficiente — pontua o diretor da unidade, Vendelin Santo Borghezan.
SC tem volta às aulas de 520 mil alunos da rede pública nesta quarta
Continua depois da publicidade
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SED), entre as promessas para este ano estão as melhorias na infraestrutura escolar e ações para aproximar as famílias da escola.
— Precisamos usar as escolas estaduais para promover encontros das famílias e fazer com que o aluno ajude a cuidar da escola onde ele estuda. Nós percebemos também que há muitas unidades em situação precária de estrutura e por isso vamos unir esforços para essa manutenção urgente — enfatiza o governador Jorginho Mello (PL).
Outra mudança proposta é a qualificação dos professores e a melhora na qualidade do ensino das escolas estaduais. Para isso, um projeto de mudança na forma de avaliação de aprendizagem nas unidades está sendo elaborado pela secretaria, além de um processo de aprimoramento do sistema de ensino, como a implementação do Novo Ensino Médio e a preocupação com a alfabetização das crianças que frequentam o Ensino Fundamental.
— No primeiro mês de gestão fizemos um levantamento das principais demandas das escolas, principalmente no que se refere à infraestrutura, e constatamos os pontos de melhorias mais urgentes. Iremos priorizar a melhoria da rede elétrica das escolas, para que possamos instalar ar-condicionado e outros equipamentos eletrônicos, como lousas digitais — disse o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, conforme divulgado pelo governo estadual.
Continua depois da publicidade

Aulas também retornam em Florianópolis
Em Florianópolis, as aulas também retornaram na rede municipal nesta quarta-feira. Ao menos 40 mil alunos são esperados nas 122 unidades escolares da Capital, que abrangem desde bebês até a educação de jovens e adultos.
Para o retorno, a prefeitura preparou uma programação especial, com a realização de atividades de arte, prevenção, esporte e conscientização.
A estrutura da rede municipal de ensino conta com 85 núcleos de educação que atendem quase 19 mil crianças de 4 meses a 6 anos, ensino fundamental com mais de 19 mil estudantes em 38 escolas, e a Educação de Jovens e Adultos, responsável pela conclusão do ensino de 1.490 pessoas, matriculados em 28 polos e sedes distribuídos pela Capital.
Leia também:
Falta de vagas para alunos pressiona judicialização da educação em SC
SC tem 28 escolas públicas investigadas por falta de água potável