Mais de 13,7 mil alunos estão matriculados na rede municipal de Palhoça, que voltou às aulas nesta segunda-feira (10). São estudantes na educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA).
Continua depois da publicidade
Sobre as unidades destinadas à educação infantil, a prefeitura oferece aproximadamente cerca de 3,3 mil vagas para alunos entre zero e cinco anos de idade. No ano passado, 1.135 crianças ficaram na fila de espera por uma vaga na rede municipal.
Em novembro passado, a busca por vagas no ensino infantil em Palhoça fez com que pais passassem a noite nas filas. Após uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a prefeitura de Palhoça alegou que o atendimento às crianças com 4 e 5 anos subiu de 69% para 93%.
— Palhoça continua recebendo muitas pessoas de fora. Então, à medida que nós estamos chamando, os pais estão vindo de outras regiões — argumentou a secretária de Educação de Palhoça, Shirley Nobre Scharf.
No final do mês passado, o município assinou convênios com 13 associações de bairros e conselhos comunitários para atender 2.182 vagas. Está previsto que as entidades recebam a primeira das onze parcelas dos recursos até o fim desta semana.
Continua depois da publicidade
Nova base curricular já vale a partir deste ano
A partir deste ano, a base curricular da rede municipal de ensino em Palhoça dará a base às práticas pedagógicas nas unidades. Segundo a secretária, o documento foi construído de maneira efetivamente participativa e democrática.
— Foram poucos os municípios que reescreveram sua base curricular. De maio a dezembro do ano passado, foram 117 reuniões em todas as áreas. Os professores determinaram o conteúdo e a maneira que ele será trabalhado em sala em aula — declarou Shirley.
Ouça a entrevista com a secretária de Educação de Palhoça, Shirley Nobre Scharf, para o Notícia na Manhã desta segunda-feira (10):