Um dia antes da data oficial do Dia Mundial da Dança, celebrado internacionalmente em 29 de abril, Joinville já tinha música vibrando e corpos se movimentando na região Central da cidade. A programação começou cedo no domingo, às 8 horas, e nem mesmo a chuva forte impediu que bailarinos e estudantes de dança levassem sua paixão para a rua: uma concentração ocorreu na Escola Bolshoi Brasil e seguiu em direção à rua do Lazer, na avenida Beira-rio.
Continua depois da publicidade
O grupo, formado por cerca de 150 pessoas, fez a Caminhada da Dança, que terminou com um aulão de ritmos capitaneado pelos professores Germana Saraiva e Jessé Cruz, em plena rua do Lazer.
Ainda durante a manhã, o Saltare Centro de Dança recebeu a programação do Instituto Festival de Dança, que há um ano reformou e reabriu o antigo prédio da Escola Germano Timm para transformá-lo em uma espécie de incubadora da arte. Entre as 10 e as 18 horas, houve oficinas de diferentes gêneros e bate-papos com profissionais que são referência na área em Joinville.
Continua depois da publicidade
– Este estrutura permite que vários públicos que gostam de estilos diferentes possam estar aqui concentrados, interagindo – analisou o coordenador do Saltare, Darling Quadros.
Entre os participantes havia até um grupo que saiu de Florianópolis especialmente para curtir a programação em Joinville. Cerca de 350 pessoas passaram pelo Centro de Dança neste domingo, entre crianças, adolescentes e adultos, com e sem conhecimento na dança.

Programação continua nesta segunda, dia 29
Nesta segunda-feira, a Escola Bolshoi recebe a comunidade com atividades que vão de aulas abertas de dança à apresentações artísticas dos estudantes da instituição e dos bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil. As apresentações ocorrem às 9h30 e às 15 horas, antes do início das oficinas.
A programação é gratuita, mas a Escola Bolshoi está solicitando que os participantes levem um quilo de alimento não perecível. Depois, essas doações serão repassadas à Tribo Indígena Guarani, de Araquari. Ao final das oficinas, os participantes irão receber um certificado de "Bailarino por um dia do Bolshoi Brasil".
Continua depois da publicidade
No fim do dia, é a vez da programação da Escola Municipal de Ballet, da Casa da Cultura de Joinville. Cerca de 150 alunos com idades entre sete e 19 anos, apresentarão uma seleção de coreografias de balé clássico, dança contemporânea e jazz no Teatro Juarez Machado. Haverá, também, a participação de escolas convidadas como a Studio S, o Grupo A.Z Arte, o Studio Lunik e a Dunamis Escola de Dança, que apresentarão estilos como sapateado e danças urbanas.
O espetáculo no Teatro Juarez Machado é aberto ao público e gratuito. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro, que fica anexo ao Centreventos Cau Hansen, na avenida José Vieira, 315.
O Dia Mundial da Dança foi criado pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Unesco em 1982. A data de 29 de abril foi escolhida em homenagem ao nascimento de uma grande figura do balé francês, Jean-Georges Noverre, que promoveu reformas na dança no século 18.
Agende-se:
Escola Bolshoi
28 e 29 de abril
Ações: aulas com mestres da instituição e espetáculos dos alunos e bailarinos da instituição.
Informações: producao2@escolabolshoi.com.br ou 3422-4070
Espetáculo da Escola Municipal de Ballet
29 de abril, às 19h30
Ações: espetáculo de alunos da Escola Municipal de Ballet e de escolas convidadas
Informações: 3423-1010