Com o objetivo de despertar o interesse de jovens e adultos de Florianópolis para carreiras tecnológicas e ampliar a formação de profissionais para o setor de Tecnologia da Informação, o Floripa Mais Tec promove, neste sábado (24), o Aulão do Futuro.
Continua depois da publicidade
A programação começa às 8h30 e marca o início de uma educação voltada para o futuro, democratiza o acesso à tecnologia e potencializa a revolução tecnológica na Capital.
O Aulão do Futuro será o pontapé inicial de uma série de iniciativas educacionais do Floripa Mais Tec. Durante o encontro, profissionais do setor irão abordar a introdução à tecnologia, áreas de atuação e o mercado de trabalho no setor de TI. O evento é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, do Senai/Fiesc, do Sebrae-SC e da Acate.
Expectativa é reunir cerca de 3 mil participantes
A abertura acontecerá na Fiesc, no bairro Itacorubi, e haverá transmissão simultânea de toda a programação para outras oito escolas e para o Ginásio de Esportes Saul Oliveira, o Capoeirão, localizado na Avenida Gov. Ivo Silveira, 2.929. A expectativa é reunir cerca de 3 mil participantes. Os estudantes inscritos no programa e seus familiares terão transporte gratuito até os locais dos encontros.
> Florianópolis conta com roteiros culturais autoguiados para visitantes
Continua depois da publicidade
As escolas que terão ponto de transmissão do aulão do futuro são: EEB José Jacinto Cardoso, EBM Tapera, EBm Brigadeiro Eduardo Gomes, EBM Amancio Costa, EBM Osmar Cunha, EBM Maria Conceição Nunes, EBM Osvaldo Machado e EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino.
Crescimento da demanda de profissionais para o setor de TI
O setor de Tecnologia da Informação é um dos que mais têm vagas e preencher esses postos de trabalho tem sido desafiador para as mais de 17 mil empresas da cidade. Além disso, um mapeamento de vagas da Acate realizado em 2021 estima que mais de 16 mil vagas serão demandadas por empresas de tecnologia de SC até 2023.
Os chamados “profissionais STEM”, ou seja, aqueles que atuam em áreas como ciência de dados, tecnologia, informática, engenharias e matemática têm salários atrativos. De acordo com análise do Observatório Fiesc, a remuneração média inicial é próxima aos R$ 5 mil.
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, atualmente há uma distância entre as vagas disponíveis no setor, com altos salários, e a falta de profissionais habilitados para ocupá-las e o Floripa Mais Tec vem para unir essas pontas.
Continua depois da publicidade
Inscrições ainda estão abertas
Os interessados ainda podem se inscrever pelo site do evento de forma gratuita. Ao receber a confirmação de inscrição, é necessário informar o local onde gostaria de participar do aulão do futuro e se precisará de transporte.
Mais informações podem ser obtidas no site do evento: https://floripamaistec.pmf.sc.gov.br/
Leia também
Benefício auxilia mulheres vítimas de violência a reconquistar autonomia em Florianópolis
Continua depois da publicidade