Mais um importante passo para a construção do estádio municipal em Blumenau foi dado na tarde desta quarta-feira. Uma reunião envolvendo o vice-presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF) Ericsson Luef, o deputado federal Mauro Mariani (PMDB) e o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, sinalizou pela liberação de R$ 5 milhões do governo federal no início de 2017.

Continua depois da publicidade

As articulações, agora, passam para a parte burocrática. Com o “OK” do ministério, o município terá de cadastrar o projeto para poder ser contemplado com o dinheiro. Segundo Luef, o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, ficará a par dessa informação ainda no decorrer dessa semana para que o corpo técnico do Executivo municipal faça o meio campo para transformar o sonho em realidade.

A força do partido em Santa Catarina – com a conquista das duas principais prefeituras do Estado, Florianópolis e Joinville, e a aliança com a vitoriosa campanha de Napoleão em Blumenau – deu fôlego e argumento às lideranças políticas para buscar o valor em Brasília. A rede de contatos dos envolvidos também ajudou a facilitar o acesso à Esplanada dos Ministérios: Luef é amigo de Mariani, que por sua vez é amigo de Picciani. Tudo colaborou.

– O que senti é que vai haver um esforço para liberar essa parcela para que possamos dar início às obras. Existe boa vontade do governo federal – afirma o vice da FCF.

Ah, o jogo de interesses dentro do partido ajuda. Basicamente só correligionários estão envolvidos em tirar o sonho do estádio na terra da Oktoberfest do papel: Luef é presidente do PMDB em Blumenau, Mauro Mariani é um dos deputados federais mais respeitados na Câmara, o ministro do Esporte também é peemedebista, assim como o presidente da República. São fatores que põem confiança nos olhos dos mais céticos torcedores do futebol da cidade que veem a história do estádio se repetir por aqui décadas e décadas.

Continua depois da publicidade

– Há um reconhecimento da importância que Blumenau tem para Santa Catarina. E esse pleito é justo. Por isso fizemos o pedido ao governo federal e, nesse caso específico, com certeza estamos à frente de outras cidades para buscar a verba. E o trabalho será forte em cima disso – finalizou Mariani.

Quem também participou do encontro foi o diretor de Infraestrutura do Ministério do Esporte, Antônio Leite dos Santos Filho. Tudo para dar andamento à questão burocrática. O objetivo é empenhar o montante ainda neste ano, para facilitar a liberação ainda no primeiro trimestre de 2017.

Relembre:

Caso os R$ 5 milhões realmente sejam liberados, 80,6% do primeiro módulo da arquibancada será garantido. O valor corresponderá a 41,3% do total previsto para a construção de um estádio com capacidade para quase 4 mil espectadores.